ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Projeto que cria “novo” Marco Zero da Capital espera sanção do prefeito

Atualmente, população diz que é o Obelisco, mas estudo aponta o monumento “Carro de Boi” como correto

Danielle Valentim | 20/04/2018 13:22
Ponto está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Ponto está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Projeto de Lei 8.867/18 que cria um Marco Zero em Campo Grande foi aprovado na Câmara de vereadores de Campo Grande, na sessão desta quinta-feira (20) e agora vai para sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD). O ponto está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”, no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Avenida Presidente Ernesto Geisel.

O vereador Welligton de Oliveira, autor da proposta, defende que o marco zero de uma cidade representa seu centro geográfico, e que a partir de agora a distâncias entre municípios serão exatas. “Além de demonstrar que o crescimento da cidade começou a partir daquele local”, acrescentou.

O endereço foi indicado por coordenadas geográficas do “Marco Zero” da cidade; Latitude (S): 20º28’13,40737”, Longitude (W): 54º 37’25,87099”, UTM (N) 7734665,656 m e UTM (E) 747864, 760 m.

Marco zero - estabelece as medições de distâncias relativas ao município e uma das ferramentas utilizadas para mensurar com precisão essas distâncias são os chamados marcos geodésicos que formam o sistema geodésico brasileiro SGB, sendo, por exemplo, uma chapa de ferro fixada em uma superfície de concreto onde são gravadas informações relativas a latitude, longitude e altitude de determinado local.

O ponto expressará a ideologia do período em que foi concebido e implantado, um forte sentimento da cidade de Campo Grande e ressalta o papel central na formação do Brasil. “Mais que uma simples referência espacial, o Marco Zero será um monumento pleno de valor simbólico, devendo com o tempo ser tombado”, destacou o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias