A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

20/04/2018 13:22

Projeto que cria “novo” Marco Zero da Capital espera sanção do prefeito

Atualmente, população diz que é o Obelisco, mas estudo aponta o monumento “Carro de Boi” como correto

Danielle Valentim
Ponto está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”. (Foto: Divulgação/Assessoria)Ponto está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Projeto de Lei 8.867/18 que cria um Marco Zero em Campo Grande foi aprovado na Câmara de vereadores de Campo Grande, na sessão desta quinta-feira (20) e agora vai para sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD). O ponto está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”, no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Avenida Presidente Ernesto Geisel.

O vereador Welligton de Oliveira, autor da proposta, defende que o marco zero de uma cidade representa seu centro geográfico, e que a partir de agora a distâncias entre municípios serão exatas. “Além de demonstrar que o crescimento da cidade começou a partir daquele local”, acrescentou.

O endereço foi indicado por coordenadas geográficas do “Marco Zero” da cidade; Latitude (S): 20º28’13,40737”, Longitude (W): 54º 37’25,87099”, UTM (N) 7734665,656 m e UTM (E) 747864, 760 m.

Marco zero - estabelece as medições de distâncias relativas ao município e uma das ferramentas utilizadas para mensurar com precisão essas distâncias são os chamados marcos geodésicos que formam o sistema geodésico brasileiro SGB, sendo, por exemplo, uma chapa de ferro fixada em uma superfície de concreto onde são gravadas informações relativas a latitude, longitude e altitude de determinado local.

O ponto expressará a ideologia do período em que foi concebido e implantado, um forte sentimento da cidade de Campo Grande e ressalta o papel central na formação do Brasil. “Mais que uma simples referência espacial, o Marco Zero será um monumento pleno de valor simbólico, devendo com o tempo ser tombado”, destacou o parlamentar.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions