ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Promotor pede na Justiça demissão de metade dos comissionados da Câmara

Manifestação foi anexada a ação que já resultou na realização de concurso público; promotor afirma que casa tem 657 cargos comissionados

Humberto Marques | 06/04/2018 16:40
Câmara realizou concurso com 70 vagas; promotor afirma que há 115 cargos efetivos e 657 comissionados na Casa. (Foto: CMCG/Divulgação)
Câmara realizou concurso com 70 vagas; promotor afirma que há 115 cargos efetivos e 657 comissionados na Casa. (Foto: CMCG/Divulgação)

O promotor Marcos Alex Vera, da 30ª Promotoria do Patrimônio Público e Social e das Fundações de Campo Grande, solicitou à Justiça que determine à Câmara da Capital que demita metade de seus servidores comissionados. O pedido foi protolocado na ação que tramita desde 2016 na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e que, entre outros efeitos, já resultou na realização de concurso público pelo Legislativo da Capital visando a preencher 70 vagas –quantitativo também questionado pelo promotor.

Alex Vera, na solicitação, lembra que a denúncia foi motivada pelo fato de, dos 702 servidores do Legislativo no momento da propositura da denúncia, 657 eram comissionados, e que desde o último concurso –realizado em 2004–, houve apenas contratação de servidores não estáveis.

Segundo ele, o acordo firmado em julho de 2016 com a Câmara visando a elaboração de estudo sobre o número de cargos e o cronograma para realização de concurso público após o processo eleitoral daquele ano não foi totalmente cumprido. Isso porque o levantamento deveria ter sido apresentado em setembro de 2016 mas, até março do ano passado, tudo o que havia sido divulgado foi o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Casa de Leis.

Neste, apontava-se que a Câmara tem 115 cargos efetivos, ante 744 comissionados de Assessoramento, 38 de Direção Superior e 25 Funções de Confiança. “O número de cargos comissionados, que deve ser a exceção, é quase sete vezes superior ao número de cargos efetivos, em evidente desproporção entre ambos”, pontuou o promotor no pedido.

Ele ainda contestou o fato de que, havendo 115 cargos efetivos, o concurso realizado em 2017 previu apenas 70 vagas –com os aprovados aguardando a convocação.

Resposta – Alex Vera pediu no processo que o juiz Marcel Henry Batista de Arruda conceda liminar “voltada a determinar ao Poder Legislativo Municipal que promova a exoneração imediata de 50% (cinquenta por cento) dos ocupantes de cargos em comissão, sob pena de multa diária” a ser determinada pelo magistrada e bancada pessoalmente pelo atual presidente da Câmara, João Rocha (PSDB), em caso de descumprimento. O promotor também descartou pedido de conciliação e reforçou solicitação para que a acusação seja recebida.

À reportagem, João Rocha disse que não foi comunicado oficialmente sobre o pedido e, por isso, não pode se manifestar sobre a solicitação do promotor. No entanto, o presidente da Câmara destacou que a Casa “cumpre os regramentos do edital do concurso, que foi realizado e tem prazo dentro do próprio edital para dar posse aos aprovados. Estamos seguindo o cronograma”.

O processo seletivo teve cerca de 18 mil inscritos para os 70 cargos –49 deles exigindo nível superior e 21 de nível médio. Os cargos mais disputados foram de assistente administrativo (com 9.777 inscritos) e técnico administrativo (5.262). As provas foram realizadas em 17 de dezembro, registrando abstenção de 27% –4,8 mil candidatos faltaram.

Nos siga no Google Notícias