ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Promotora cobra mais segurança em Unei e não descarta pedir interdição

Fabiano Arruda | 25/01/2012 18:59

A promotora de justiça Vera Aparecida Bogalho afirmou, nesta quarta-feira, que solicitou à Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) a adoção de medidas para reforçar a vigilância e segurança da Unei Dom Bosco em Campo Grande.

Ela afirmou que aguarda posicionamento da pasta e que acredita no atendimento do governo do Estado às reivindicações, no entanto, não descartou o pedido de interdição, o que, segundo ela, é uma medida extrema. “Esgotamos antes todas as vias administrativas”, destaca.

Segundo a promotora, os principais pedidos, feitos em conjunto por Ministério Público, Judiciário e Defensoria Pública, são a contratação, a princípio, temporária, de agentes de medida socioeducativa, bem como a instalação de câmeras de vigilância na unidade, que conta com 64 internos.

Conforme ela, o efetivo atual da Unei conta, ao máximo, com nove agentes por plantão e o número teria que, pelo menos, chegar a 20.

“Em quatro meses foram quatro fugas, o que nos leva a crer que a falha é humana. Não dá mais para aguardar e ter este número de evasões”, conta, admitindo que a parte estrutural da unidade teve avanços, contudo, “ainda não é o ideal”.

Conforme a promotora, os pedidos foram feitos há cerca de três meses à Sejusp e reforçados agora. A contratação temporária de agentes seria para solucionar o problema da vigilância enquanto não seja lançado edital para concurso destinado ao cargo. O processo de elaboração do certame chega a demorar até um ano ao longo do processo, explica.

Bogalho admite que algumas melhorias solicitadas já foram atendidas como a solução para a questão do lixo na unidade, no entanto, afirma que pedidos como limpeza e iluminação externa, além de reforço nas rondas pela Polícia Militar, o governo do Estado ainda está tomando providências.

Procurado pelo Campo Grande News, o diretor da Unei Dom Bosco, Hilton Vilassanti, afirmou que está de férias e indicou contato do responsável pela unidade em sua ausência, entretanto, ninguém atendeu ao telefone.

(Editada para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias