ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  08    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas é alvo da PF

Operação Tramesa cumpre 4 mandados de prisão preventiva e seis de busca em Mato Grosso do Sul

Por Ana Paula Chuva | 08/07/2025 07:53
Quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas é alvo da PF
Droga que saiu de MS foi apreendida no Aeroporto de Campinas e deu início à investigação (Foto: Divulgação | PF)

A Policia Federal cumpre nesta terça-feira (8), quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Campo Grande e Corumbá contra integrantes de quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas. A ação foi deflagrada pela corporação após mulher ser presa em Jaú (São Paulo) durante abordagem de rotina em 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira, 8, visando desmantelar uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas, com mandados de prisão e busca em Campo Grande e Corumbá. A investigação teve início após a apreensão de 26 kg de maconha e 2 kg de cocaína em Jaú, São Paulo, em março de 2024. Os criminosos utilizavam contas bancárias e aplicativos de mensagens cifradas para disfarçar suas operações, enviando drogas da Bolívia para o Brasil e, posteriormente, para outros países. A operação, nomeada a partir de um neologismo que remete à logística do tráfico, resultará em processos por tráfico internacional de drogas.

Segundo a PF, as ordens judiciais foram expedidas pela 9ª Vara Federal de Campinas e a Justiça também autorizou o bloqueio de bens e tornozeleira eletrônica para investigados que não tiveram as prisões preventivas decretadas.

A investigação começou em março do ano passado, após passageira de um ônibus que saiu da capital sul-mato-grossense com destino ao Rio de Janeiro. Os policiais fizeram abordagem de rotina no veículo na cidade de Jaú, interior de São Paulo, e encontraram com a mulher duas etiquetas de bagagem de um voo de Corumbá para Campinas.

Questionada, ele respondeu que as etiquetas eram de duas malas que ela havia transportado da cidade que faz fronteira com a Bolívia para o Aeroporto Internacional de Viracopos em 24 de março de 2024. Ela abandonou as bolsas onde foram encontrados 26 kg de maconha e mais 2 kg de cocaína.

Com isso, a PF conseguiu identificar a quadrilha especializada no envio de drogas de Mato Grosso do Sul para outros países. O grupo criminoso usava contas bancárias, chaves pix e cartões de crédito em nome de laranjas e disfarçava as operações através de aplicativos com mensagens cifradas.

A droga saia da Bolívia e era escondida em compartimentos ocultos de veículos e depois enviada para fora do Brasil em voos comerciais. Tudo que for apreendido em Mato Grosso do Sul será encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Campinas.

O nome da operação é um neologismo a junção das palavras “trames” do latim e “mesa” fazendo referência à logística por trás da rota. Os investigados vão responder por tráfico internacional de drogas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias