ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Quase dois anos após morte, família de adolescente cobra prisão de policial

A vítima foi morta a tiros em junho de 2017, na saída de uma festa. O autor, um cabo da PM, será ouvido pela justiça no próximo mês

Geisy Garnes e Liniker Ribeiro | 01/04/2019 16:12
"Espero que ele pague, porque a vida do meu filho não pode ter sido em vão", afirmou Kátia, mãe do adolescente (Foto: Kisie Ainoã)
"Espero que ele pague, porque a vida do meu filho não pode ter sido em vão", afirmou Kátia, mãe do adolescente (Foto: Kisie Ainoã)

Aconteceu nesta segunda-feira (1°) a segunda audiência sobre a morte do adolescente Luiz Junior Souza, ferido a tiros anos pelo policial militar Gesus Fernandes de Oliveira, em junho de 2017, na saída de uma festa na Chácara Republica. Quase dois anos após o crime, a família do rapaz assassinado aos 17 anos ainda espera por justiça.

Era previsto o depoimento de seis testemunhas de defesa e também do próprio policial militar. No entanto, duas pessoas faltaram e uma nova audiência para ouvi-las foi marcada para o dia 22 de maio. Diante da situação, o juiz determinou que Gesus fale pela primeira vez a justiça também no próximo mês.

Enquanto isso, a família do adolescente espera clama por justiça. “A mãe dele já tentou suicídio suas vezes desde que o caso aconteceu e agora espera justiça, principalmente porque ele foi morto pelas costas”, detalhou o advogado Henrique Saka, que representa a família de Luiz como assistente de acusação.

Conforme o advogado, as provas do crime derrubam a versão de legítima defesa alegada pelo policial militar. “O tiro acertou a nuca. Ele fala em legitima defesa, mas no momento que o corpo estava no chão, não foi encontrada arma. Além disso, o jovem estudava, não tinha antecedentes, era trabalhador, não fumava, e também não era envolvido com facção, muito menos era bandido”.

Henrique Saka, advogado contratado pela família do adolescente (Foto: Kisie Ainoã)
Henrique Saka, advogado contratado pela família do adolescente (Foto: Kisie Ainoã)
Defesa do policial, feita pelo advogado Amilton Ferreira, alega legitima defesa (Foto: Kisie Ainoã)
Defesa do policial, feita pelo advogado Amilton Ferreira, alega legitima defesa (Foto: Kisie Ainoã)

Para Kátia Andreia Rodrigues Bastos, de 44 anos, mãe de Luís, o sentimento é de ansiedade para que ao menos um “pouco de justiça” seja feita e o policial condenado. “Ele tem que ser condenado e expulso da Polícia Militar, porque estava trabalhando como segurança e assassinou meu filho com a arma da PM. Espero que ele pague, porque a vida do meu filho não pode ter sido em vão”.

Hoje ela e o marido passam por tratamento psicológico e afirmam que nunca mais tiveram uma vida normal. “A gente fica sempre com ansiedade e vê que o cara não foi preso, está na rua e o que ele fez com meu filho pode fazer som outro”.

Amilton Ferreira de Almeida, advogado do policial militar, afirmou que a defesa continua com a tese de legítima defesa e para isso as testemunhas são de extrema importância, já que são seguranças e o dono da boate em que o crime aconteceu.

“A questão de estar trabalhando ou não será esclarecida mais para frente e não faz diferença no momento, a arma que ele estava usando era legal”, respondeu Amilton sobre os questionamentos da família. Ainda assim, a defesa acredita que Gesus será levado a júri popular.

Entenda – Em depoimento a polícia, em 2017, o cabo da polícia militar afirmou que participava da festa quando ouviu um disparo de arma de fogo. Ao sair para ver o que era, se deparou com dois homens armados, um deles era o adolescente.

Ele alegou ao delegado que se identificou como policial e sacou a própria arma exigindo que os dois abaixassem os revólveres. Um deles obedeceu ao pedido, no entanto, o garoto teria apontado o revólver contra ele e atirado por duas vezes. Ele reagiu e atingiu o adolescente.

O policial fugiu e afirmou que só não ficou no local da morte, porque ouviu que o garoto era 'amigo de bandidos perigosos'.

Luís em foto publicada no Facebook (Foto: Reprodução)
Luís em foto publicada no Facebook (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias