ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Reaproveitar água gera economia no meio ambiente e no bolso em Campo Grande

Lei está em vigor desde 2010 na Capital

Juliene Katayama | 06/02/2015 16:24
Mario Cesar foi autor da lei "imposto ecológico" (Foto: Marcos Ermínio)
Mario Cesar foi autor da lei "imposto ecológico" (Foto: Marcos Ermínio)

Um projeto de lei que está em vigor desde 2010 em Campo Grande vem bem a calhar nos tempos de seca que vive Mato Grosso do Sul e estados da região Centro-Oeste e Sudeste. O reaproveitamento da água, além de economizar a fonte natural também pode dar desconto de até 8% no IPTU (Imposto Territorial e Urbano) e ISS (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza).

O projeto foi de autoria do vereador Mario Cesar (PMDB). A Lei Complementar nº 153/2010, chamada de Imposto Ecológico, visa disseminar entre os cidadãos o espírito ambiental em relação ao recurso hídrico.

"Temos um mecanismo para ajudar na economia de água em nossa cidade. Não podemos repetir o erro de outros municípios e deixarmos para agir apenas quando algum problema estourar", afirma o peemedebista.

Segundo a lei, o desconto é dividido em duas partes: 4% para quem armazena água da chuva captada para utilização no próprio imóvel; e outros 4% para o contribuinte que reutilize água da própria residência, após devido tratamento, para atividades que não exijam água potável.

Pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imóveis residenciais e comerciais que adotem as medidas descritas na lei podem aderir ao programa.

Nos siga no Google Notícias