A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

06/02/2015 16:24

Reaproveitar água gera economia no meio ambiente e no bolso em Campo Grande

Lei está em vigor desde 2010 na Capital

Juliene Katayama
Mario Cesar foi autor da lei imposto ecológico (Foto: Marcos Ermínio)Mario Cesar foi autor da lei "imposto ecológico" (Foto: Marcos Ermínio)

Um projeto de lei que está em vigor desde 2010 em Campo Grande vem bem a calhar nos tempos de seca que vive Mato Grosso do Sul e estados da região Centro-Oeste e Sudeste. O reaproveitamento da água, além de economizar a fonte natural também pode dar desconto de até 8% no IPTU (Imposto Territorial e Urbano) e ISS (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza).

O projeto foi de autoria do vereador Mario Cesar (PMDB). A Lei Complementar nº 153/2010, chamada de Imposto Ecológico, visa disseminar entre os cidadãos o espírito ambiental em relação ao recurso hídrico.

"Temos um mecanismo para ajudar na economia de água em nossa cidade. Não podemos repetir o erro de outros municípios e deixarmos para agir apenas quando algum problema estourar", afirma o peemedebista.

Segundo a lei, o desconto é dividido em duas partes: 4% para quem armazena água da chuva captada para utilização no próprio imóvel; e outros 4% para o contribuinte que reutilize água da própria residência, após devido tratamento, para atividades que não exijam água potável.

Pessoas físicas e jurídicas proprietárias de imóveis residenciais e comerciais que adotem as medidas descritas na lei podem aderir ao programa.



Muito bom. Agora falta só baixar o consumo minimo de água, agora de 10 m3/mes. Pois com uma familia de tres, diarista uma vez por semana, e um jardim de uns 300 m2 gramado o nosso medio de consumo é de... 8,6 m3/mes. Ou seja: estamos pagando cada mes mais do que usamos. Estamos construindo uma casa nova com cisterna para captação de água (a ser usado para descargas, irrigação e mais), mas só pela consciencia, pois a redução do consumo não vai reduzir a conta em um centavo sequer...
Se é para incentivar as pessoas a economizar agua, o consumo minimo deveria ser de 5 m3/mes. Ah, como se chega neste consumo? É só não desperdiçar agua. Lavar calçada por exemplo NUNCA fazemos. Para limpeza tem vassoura e aspirador de po. Tambem evita que as rodapes e as portas em casa apodrecem em baixo...
 
Marc em 06/02/2015 23:34:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions