Recapeamento atrai clientela e evita prejuízos a comerciantes dos bairros
Para moradores e empresários, R$ 32 milhões em recapeamentos estão sendo "bem aproveitados"
Cansados de ver tapa-buraco, moradores e comerciantes de diversas regiões da Capital já comemoram o recapeamento. Para quem mora nas vias que recebem as obras, a sensação é de que o recurso da cidade está sendo bem utilizado, pois o recapeamento dá "cara nova" aos bairros, além de acabar com prejuízos que antes eram causados pelos buracos.
Ao todo, a prefeitura está investindo R$ 32,2 milhões em 29,3 quilômetros de obras em sete regiões. Comerciantes já sentem aumento no fluxo de clientes atraídos pela facilidade de acesso.
- Leia Também
- Recapeamento de trecho da Rua Marechal Rondon termina esta semana
- Recapeamento da Eduardo Elias Zahran e 6 vias começa na próxima semana
Proprietário de uma loja de roupas na Rua Barra Mansa há 15 anos, o empresário José Carlos da Silva, de 38 anos, conta que o recapeamento de todo o trecho entre a Avenida Manoel da Costa Lima e Rua Urubupungá, mudou a imagem do bairro e do comércio.
"Moro aqui há 15 anos e nunca antes teve recapeamento. Foi a primeira vez. Antes, só tapavam buracos e com a chuva abria tudo. O acesso melhorou e, com isso, aumentaram os clientes, deu outra visibilidade para o comércio e para o bairro", disse.
Motocicletas davam problemas e precisavam de manutenção a cada dois meses, na distribuidora de gás do empresário José Cassiano Leite Neto, de 57 anos. "Passamos a ter menos prejuízos com as motos após o recapeamento", conta.
Alguns trechos já estão concluídos, muitos em obras e outros ainda vão receber as equipes de trabalho. A melhoria será boa para todos os moradores e comerciantes, mas o aposentado Valflores Vieira Salomão, de 72 anos, já pensa em como a Rua Professor Xandinho vai ficar excelente para quem passa pedalando, que é o caso dele. Morador do Jardim São Lourenço há mais de 40 anos, ele comemora a obra.
Tem lugar que a gente passa que parece pista de corrida de tão bom que está. Marquinhos está fazendo um trabalho muito bom, está aproveitando bem o dinheiro da prefeitura. Vai ficar melhor para andar de bicicleta”, comentou Valflores, fazendo referência aos trabalhos do prefeito da Capital, Marcos Trad (PSD).
Há 40 anos no bairro, a aposentada Dalva Guimarães, de 72 anos, já pensa em como o recapeamento vai desencadear mais melhorias. Ela mora na Rua Cardoso de Almeida, esquina com Professor Xandinho.
Por ali, as obras estão no começo. “Obra é sempre bem-vinda, porque o trânsito fica bem melhor. Provavelmente, agora vão colocar faixa de pedestre, que está precisando, e tomara que coloquem um quebra-molas também. Eles sempre estão remendando, mas agora, vai ficar melhor, porque só ficar tampado buraco era horrível”, diz a moradora.
No Bairro Tiradentes, trecho da Rua Antônio Pinto de Barros já está completamente recapeado. Na esquina com a Rua Marquês de Pombal, o aposentado José Barbosa, de 75 anos, já faz os cálculos de quanto tempo a obra deve ter de vida útil e prevê impactos positivos no comércio da região.

Vejo que o trabalho foi bem feito e vai ser bom para todos. Isso é uma coisa que a gente vê que está perfeito. Isso aqui vai para mais de 5 anos sem precisar arrumar, a partir de agora. Sem dúvida, ficou excelente a obra, mas agora,o certo é fazer isso na Marquês de Pombal também”, opina José Barbosa, que está há 27 anos no bairro.
Obras - Segundo levantamento da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos), em 2021, a prefeitura executou 50 km de recapeamento, concluindo 200 km nos últimos 5 anos.
Na região do Anhanduizinho, já foi recapeada a Rua Barra Mansa, no Bairro Guanandi, e ainda receberão obras a Rua Bom Sucesso e a Avenida Salgado Filho.
Na região Bandeira, já foram recapeados trechos das ruas Manoel de Oliveira Gomes, a Arlencaliense Alves, Orlando Daros, Estrela do Sul, Nicomédes Vieira Rezende, Dona Ziza. O recapeamento está chegando em partes da avenidas Três Barras, Rouxinol, Eduardo Elias Zahran, José Nogueira Vieira e Marquês de Pombal, além das ruas Itajaí e Vitor Meireles.
Trecho da Rua Argemiro Fialho, na região Lagoa, já recebeu recapeamento. Também estão no planejamento da prefeitura trechos das ruas Fátima do Sul e Península, Avenida Tiradentes, Joaquim Dornelas e Melvin Jones.
No Centro, está previsto ainda recapeamento na Avenida Joaquim Dornelas, entre a Avenida Salgado Filho e a Avenida Afonso Pena.
A Rua Presidente Dutra, na região Segredo, também está no cronograma de obras. Na região Prosa, serão recuperados trechos das ruas Oliva Enciso, Itaum, Euclides da Cunha e Manoel Inácio de Souza. A Avenida Presidente Vargas, entre a Avenida Júlio de Castilho e Avenida Duque de Caxias, receberá as obras na região do Imbirussu.
