ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Reforma do ProntoMed causará caos na saúde, alerta coordenador do Samu

Ricardo Campos Jr. | 09/01/2015 16:33
Reforma no área de emergência particular pode causar transtornos (Foto: Marcos Ermínio)
Reforma no área de emergência particular pode causar transtornos (Foto: Marcos Ermínio)

O fechamento do ProntoMed por quatro meses deve causar caos no atendimento de emergência e urgência da rede privada em Campo Grande. A denúncia é do coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Eduardo Cury, que pediu a intervenção do MPE (Ministério Público Estadual) para impedir o fechamento da área privada da Santa Casa de Campo Grande. 

A ala, que atende exclusivamente pacientes conveniados ou com planos de saúde, passará por obras que irão durar 120 dias. O principal problema, segundo o médico, é que a rede privada de saúde não tem estrutura para atender casos graves de urgência e emergência, o que poderia sobrecarregar o sistema.

“Essa reforma na verdade ela nos pegou de surpresa na Secretaria de Saúde e do Samu. Nós não participamos em nenhum momento de uma discussão de um novo fluxo de atendimento para os pacientes”, afirma Cury.

A intenção dele ao protocolar o pedido é “abrir uma conversa para que haja gestão adequada e que a Santa Casa apresente um plano alternativo para atendimento dessas pessoas”.

O receio do coordenador do Samu é que pacientes com plano de saúde tenham que ser encaminhados ao pronto socorro do próprio hospital, ou seja, pelo SUS. “Esse fluxo que nós queremos discutir. Vai aumentar o numero de consultas para um sistema que está sobrecarregado”, afirma. “Não quer dizer que nós somos contra a reforma”, completa.

Projeto – A Santa Casa entende que a reforma do ProntoMed, porta de entrada dos pacientes particulares no hospital, irá aumentar a capacidade de atendimento, gerará renda e irá promover maior autonomia da instituição com relação ao poder público.

“São 120 dias necessários para que nós possamos adequar, otimizar espaços e reduzir custos”, disse o superintendente do hospital, Roberto Madid. Atualmente a situação é de abandono. Há portas e batentes de madeira corroídos, pisos quebrados, remendos no forro de gesso, paredes rachadas, entre outros danos. Foram oito anos sem qualquer tipo de obra, período de intervenção do poder público.

A planta do setor continuará a mesma. Serão feitas apenas readequações. Haverá aumento na quantidade de leitos de observação, que passarão de 20 para 23. A previsão do superintendente é aumentar a capacidade de atendimento em 50% a 60% após as obras.

Hoje trabalham no ProntoMed 65 pessoas, entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e administrativos. Durante as intervenções eles serão colocados em outras alas da Santa Casa, retornando assim que houver a reabertura. Madid afirma que não é descartada possibilidade de aumentar o efetivo se realmente houver uma demanda superior de pacientes.

Nos siga no Google Notícias