A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

17/03/2013 15:23

Região da Norte Sul ganha “piscinão” em apenas 10 minutos de chuva

Ângela Kempfer, Edivaldo Bitencourt e Paula Maciulevícius
Rua paralela a Ernesto Geisel ficou inundada  por mais tempo. O detalhe é a moto vermelha, praticamente coberta pela água.Rua paralela a Ernesto Geisel ficou inundada por mais tempo. O detalhe é a moto vermelha, praticamente coberta pela água.
Enxurrada também foi forte na região das Moreninhas. (Foto: Marcos Ermínio)Enxurrada também foi forte na região das Moreninhas. (Foto: Marcos Ermínio)

A chuva caiu forte em Campo Grande nesta tarde e dez minutos foram suficientes para transformar pontos da avenida Ernesto Geisel em um “piscinão”. A enxurrada tomou conta do trecho em frente ao Shopping Norte Sul Plaza e também inundou vias na altura do bairro Guanandi, até a entrada do Aero Rancho.

Nelson Pimentel vive há 30 anos na região da Ernesto Geisel, perto do pontilhão da Salgado Filho. Hoje, como em tantas outras vezes, a água subiu quase um metro, por ironia, na rua Canoas do Sul, onde ele mora. A via é separada da avenida Norte Sul apenas por uma calçada.

“É sempre assim. A água desce lá da avenida Bandeirantes e a enxurrada toma conta”. Nelson vive em frente ao Shopping Norte Sul. Durante o temporal, fica impossível sair de casa, garante. “A água chega na varanda e é impossível sair de carro. A moto que estava aqui em frente ficou quase coberta”, reclama.

Nelson dá um palpite, acha que, além de questões estruturais, bueiros entupidos e muito pequenos impedem o escoamento.

Ali perto, no bairro Taveirópolis, moradores têm a mesma opinião. Na rua São Sebastião, a surpresa foi ver a água voltando dos ralos durante a chuva. “Entrou pela pia da cozinha, nunca tinha acontecido isso”, conta a professora Solange Lemos.

No Taveirópolis, água começou a voltar pelos ralos.No Taveirópolis, água começou a voltar pelos ralos.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) ainda não registrou nenhum ponto de alagamento que precise da intervenção. No entanto, o chefe de Fiscalização da Agência, Eder Vera Cruz, alerta para o trecho da rua Cândido Mariano, próximo à escola Maria Constança de Barros Machado, onde uma cratera se abriu neste sábado. O buraco já foi fechado, mas ainda há riscos.

“O local está interditado, tem muita terra na pista ainda é perigoso pedestre vir a cair e se machucar. Ciclistas e motociclistas também precisam ter atenção redobrada”, explica.
Equipes já estão nas ruas para deslocamentos, caso forem acionadas pela Defesa Civil Municipal ou pelos bombeiros.

Na região do aeroporto, o serviço de meteorologia registrou o início da chuva às 14h40 e em quase meia hora já foram 20mm de água.

Também choveu forte no Centro, com inundação na Rui Barbosa, esquina com a 15. Outras áreas afetadas foram o Tiradentes e no outro extremo da cidade, o bairro União, onde os moradores ficaram sem luz.

Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...
Após furtar obra, ladrão é capturado por moradores e ferido a tiros
Marcio Estacio Duarte Teixeira, de 31 anos, foi socorrido a Santa Casa de Campo Grande após ser atingido por dois tiros na madrugada deste domingo (1...


É bom lembrar a todos que trafegam por essa avenida, que no trecho citado na reportagem não está mais alagado, porem está muito escorregádio devido a lama trazida pela água!
 
João Paulo Sampaio em 18/03/2013 11:02:56
hoje de tardq quando começou a chover eu estava no terminal morenão.não sabia se ficava na chuva ou me molhava nas crateras que existem nas vigas de metal,onde ficam os bancos e sinalizadores das paradas dos ônibus.foi uma cachoeira,dentro da "desestrutura" desses terminais,e ainda dizem que são lugares seguros.para quem e quando?uma vergonha,não precisa prefeito ir para anhandui,criticar ninguém.fique em campo grande e faça...
 
cristina rodrigues em 17/03/2013 21:45:27
Prezada professora Solange, a causa da água de chuva retornar pelo ralo, bem como na pia de sua cozinha, se deve ao fato de ter ligado água pluvial na rede de esgoto.
 
Paulo Garcia em 17/03/2013 20:56:26
Só quero ver a hora que essa avenida que está assoreada só com o asfalto por cima levar meio mundo pra dentro corrego! eu desvio dessa avenida nem pagando eu passo lá!
 
sandra lima em 17/03/2013 20:28:20
kkkkkkkkkk, cadê o pessoal da malhação do Bernal!!!!! Vai dizer que ai também é obra do Bernal!!!!! Campo Grande tá bonitinha... mas é só chover para ver a realidade... e o povo ignorante acha que tá tudo certinho...kkkkkkkkkkkkkk 16 anos de governo municipal pra fazer o quê?????
 
Mário Márcio Schueller de Almeida em 17/03/2013 18:28:10
Conforme a 5ª linha do primeiro parágrafo, que mal lhe pergunte: QUAL É A ALTURA DO BAIRRO GUANANDI?
 
Gilson Giordano em 17/03/2013 17:40:56
que defesa civil?a defesa civil da capital nem carro tem.uma meia dúzia de gato pingado sem a menor estrutura para ajudar quem quer que seja, não consegue ajduar nem ela mesma.....e a agetran sinaliza apenas o centro da cidade o resto fica no total abandono.se acontecer alguma coisa séria em campo grande,com esta baderna instalada na prefeitura, coitada da população vitimada. vai ser que nem aconteceu em santa maria/rs , um fstival de absurdos e desmandos do poder público.
 
Carlos Henrique em 17/03/2013 17:36:13
É o preço que a população esta pagando,construiram o Shopping Norte Sul em área de amortecimento (área de preservação permanente APA),agora não adianta reclamar, e pior a população local foi favorável a este empreendimento no local,agora não adianta chorar o leite derramado.
 
Haroldo Borralho em 17/03/2013 17:26:42
É uma pena que aconteça isso na nossa capital , é uma pquena herança deixada pelas administrações anteriores ,moro nessa regiao há anos e nunca foi resolvida , nao será por essa adminstração que será!!!é uma vergonha MS.
 
jorge da silva em 17/03/2013 16:24:26
MORO NO CONJUNTO AERO RANCHO E MINHA CASA TAMBÉM ALAGOU. CULPA DE ALGUNS VIZINHOS QUE VARREM O LIXO E JOGAM NO BUEIRO MAIS PRÓXIMO DE SUAS CASAS. GOSTARIA QUE TIVESSE ALGUEM PARA PODER MULTAR ESSAS VIZINHAS NA HORA DO ATO.
 
lidiane magnus em 17/03/2013 16:03:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions