ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Região das Moreninhas ganha primeiro pólo universitário

Fabiano Arruda e Elverson Cardozo | 15/05/2012 14:45
Pólo universitário da Uninter funcionará no período noturno na escola municipal José Mauro Messias da Silva. (Foto: Minamar Junior)
Pólo universitário da Uninter funcionará no período noturno na escola municipal José Mauro Messias da Silva. (Foto: Minamar Junior)

O grupo Uninter deve inaugurar, dentro de um mês, o primeiro pólo universitário do bairro das Moreninhas em Campo Grande.

A unidade será instalada na escola municipal José Mauro Messias da Silva – “Poeta das Moreninhas”, que fica no bairro Moreninha IV.

A implantação funcionará por meio de contrato de cedência com a Prefeitura de Campo Grande. A escola municipal funciona nos períodos de manhã e tarde, enquanto o pólo terá as atividades no período da noite, mesmo período em que ocorrem as aulas para as turmas do Eja (Educação de Jovens e Adultos).

Ao pólo universitário a direção da escola vai destinar duas salas de aula, cada uma com capacidade para aproximadamente 35 anos.

Em contrapartida, o grupo deve fazer investimentos em equipamentos de informática, como projetores e internet wirelles para a região; reforma e ampliação da biblioteca, que poderá ser utilizada pela comunidade escolar, além da compra de material didático para o ensino infantil.

Conforme o vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, a implantação do pólo depende apenas da formalização do contrato de cedência. A unidade vai oferecer em torno de dez cursos de graduação, como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade, Propaganda e Marketing, bem como 42 cursos de pós-graduação.

Os cursos de graduação dependem da realização de vestibular e podem demorar um pouco mais para começar a funcionar, enquanto as opções de pós-graduação podem ser lançadas imediatamente a partir da inauguração do pólo.

Duas salas, com capacidade de aproximadamente 35 alunos cada, serão destinadas à unidade.
Duas salas, com capacidade de aproximadamente 35 alunos cada, serão destinadas à unidade.

Segundo Luiz Fernando Strey, gestor da Uninter em Campo Grande, a ida do pólo para o bairro das Moreninhas foi viabilizada justamente pela região não possuir opção de ensino superior.

Conforme ele, no outro pólo da instituição, que fica na Rua Maracaju, são cerca de 800 alunos que frequentam a unidade em regime semi-presencial com aulas uma vez por semana, que podem ser assistidas pela internet ou no local, mesmo modelo a ser aplicado na unidade das Moreninhas.

Há oito anos em Mato Grosso do Sul, a empresa tem quase 20 anos de atividade no País com 450 pólos e cerca de 150 mil alunos que cursam as opções de graduação e pós de todas as áreas.

O coordenador da escola, Sidinei Marcio Paim Broglio, de 40 anos, afirmou que uma equipe da Uninter esteve no colégio hoje pela manhã para avaliar a capacidade do prédio.

Coordenador da escola, Sidinei Marcio Paim Broglio, comemora instalação de pólo universitário nas Moreninhas e destaca benefício à comunidade.
Coordenador da escola, Sidinei Marcio Paim Broglio, comemora instalação de pólo universitário nas Moreninhas e destaca benefício à comunidade.

Não foi solicitada nenhuma adequação à direção. A Uninter, declarou, vai trabalhar com a estrutura disponível e instalar, para transmissão de aulas, uma antena e dois datashows.

“Eles saíram dizendo que aqui vai ser um pólo da Uninter”, disse a diretora Dinalva Domingos de Morais, de 46 anos.

Incentivo - A incorporação de um pólo universitário dentro da escola é uma forma de incentivo aos alunos. “A gente fica orgulhoso de ceder esse espaço”, disse, acrescentando que a instalação vai beneficiar estudantes do bairro e de toda região. A expectativa, afirmou, são as melhores.

Sidinei Márcio acredita que a instalação da Uninter nas Moreninhas “vem a somar para a melhoria de vida da população”. Uma forma de incentivo não só para os alunos, mas para toda a comunidade, incluindo os funcionários. “Eles vão ser amparados”, disse.

O vice-prefeito Edil Albuquerque destaca também investimentos do grupo na construção de uma fábrica de computadores em Campo Grande.
O vice-prefeito Edil Albuquerque destaca também investimentos do grupo na construção de uma fábrica de computadores em Campo Grande.

Fábrica de computadores - A Uninter, que também atua no setor de informática, também prepara a instalação de uma fábrica de computadores em Campo Grande no pólo empresarial Nelson Benedito Netto.

Ao todo os investimentos somam R$ 87 milhões com a geração de 300 empregos. A área terá 45 mil metros quadrados.

Segundo o vice-prefeito Edil Albuquerque (PMDB), que até mês de março era titular do Sesc, os projetos estão em fase final e o projeto de financiamento aprovado.

Conforme Edil, que comemorou os investimentos da empresa em Campo Grande, tanto no pólo de educação de ensino superior quanto na área de informática, a previsão é que a fábrica de computadores esteja 80% concluída até o final do ano.

O contrato para instalação da fábrica foi assinado no dia 23 de março. A indicação de Mato Grosso do Sul para a instalação da empresa foi feita pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que já foi secretária de Governo no Estado.

A expectativa é de que a fábrica produza 350 mil aparelhos entre tablets, notebooks e netbooks, com a expectativa de ficar entre as dez maiores fabricantes do País.

Nos siga no Google Notícias