ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Retomada, obra de ciclovia na Afonso Pena tem trabalho dia e noite

Aline dos Santos e Paula Maciulevicius | 14/09/2012 08:58

Para não tumultuar o trânsito, materiais chegam no período noturno

Trabalhadores fazem compactação do solo. (Foto: Minamar Júnior)
Trabalhadores fazem compactação do solo. (Foto: Minamar Júnior)

A obra de implantação da ciclovia no canteiro central da avenida Afonso Pena foi retomada ontem à noite. Para não tumultuar o trânsito, os materiais chegaram no período noturno, de menor movimento. Logo pela manhã, entraram em cena 20 trabalhadores, que fazem a compactação do terreno. A ciclovia foi retomada no trecho entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Conforme o titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), João Antônio De Marco, a obra seguirá neste ritmo. À noite e aos fins de semana, chegam os materiais, como a brita. Durante o dia, o leito da ciclovia é preparado para a colocação do piso. A pista receberá concreto ecológico, que utiliza pneu reciclável. A obra tem valor de R$ 147 mil e faz parte do pacote pelos 113 anos da cidade.

“Tem que fazer parte da obra à noite e com pouca gente”, afirma o secretário. A previsão era de que a ciclovia fosse concluída em outubro. “Mas como teve a paralisação, deve ficar mais para o fim do ano”, diz De Marco.

Na questão viária, foi definido que nos cruzamentos, os ciclistas passarão por uma ciclofaixa, obedecendo o tempo destinado pelos semáforos aos pedestres.

A obra ficou suspensa por 15 dias devido à liminar da Justiça. Na decisão, o poder público ficava proibido de destruir, demolir, mutilar, total ou parcialmente, os canteiros centrais ao longo da avenida. A multa em caso de descumprimento era de R$ 1 milhão. Ontem, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou a decisão.

De acordo com o procurador do município, Henrique Anselmo Brandão Ramos, a prefeitura argumentou que a obra está de acordo com o decreto sobre o tombamento do canteiro central da avenida. Com 7,6 quilômetros de extensão, a ciclovia terá um traçado que se estende da Praça Newton Cavalcante até o Parque das Nações Indígenas.

Nos siga no Google Notícias