Rodoviária terá ação de testagem contra doenças sexualmente transmissíveis
Campanha de orientação e realização de testes será realizada todo sábado de maio, das 8h às 17h

Durante o mês de maio o Terminal Rodoviário de Campo Grande terá, todos os sábados, das 8h às 17h, campanha de orientação e testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis. A primeira ação será neste sábado, dia 7.
A iniciativa visa ainda conscientizar a população sexualmente ativa do quão é importante o uso do preservativo interno e externo como o principal método, com a distribuição de material informativo.
Os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C serão oferecidos para identificação precoce e direcionamento para o tratamento de saúde adequado. O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto. Caso seja positivo, a pessoa receberá o aconselhamento inicialmente e será encaminhada para um dos serviços disponíveis para tratamento e acompanhamento.
O gerente-técnico do IST de Campo Grande, Douglas Morilha, explica que esta é uma estratégia para ampliar o acesso da população ao serviço. “Com o diagnóstico feito em tempo oportuno oportuniza um tratamento mais eficaz. E o terminal por ser um local onde há uma circulação muito grande de pessoas, potencializa o nosso trabalho”, diz.
Durante todo o ano os testes são oferecidos de maneira gratuita em todas as unidades básicas e de saúde do Município e também nas chamadas ações extramuro. A ação que conta com apoio da Concessionaria Terminal Rodoviário de Campo Grande tem como público-alvo os passageiros e usuários que utilizam o terminal, mas o serviço está disponível para toda a população.