ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Rua no Núcleo Industrial tem 125 buracos em trecho de menos de 2 km

Em vários pontos, a água acumulada da chuva esconde buracos que são armadilhas para motoristas que passam pela região

Marcus Moura | 25/01/2017 14:56
Em alguns trechos da Rua Principal N° 1 as piscinas formadas pela água da chuva escondem as crateras no asfalto. (Foto: André Bittar)
Em alguns trechos da Rua Principal N° 1 as piscinas formadas pela água da chuva escondem as crateras no asfalto. (Foto: André Bittar)

A buraqueira que toma conta de ruas e avenidas de Campo Grande já não é novidade, exigindo paciência e atenção redobrada dos motoristas. No Núcleo Industrial, na saída para Corumbá, a situação é ainda mais crítica: a Rua Principal Número 1 é mais uma recordista no quesito “erosões asfálticas”, com 125 buracos e crateras em um trecho de quase 2 quilômetros.

O simples ir e vir na via, paralela à BR-262 no trecho do anel rodoviário entre as saídas para Corumbá e Sidrolândia, se tornou pesadelo dos motoristas que passam por lá. A região recebe fluxo intenso de veículos de grande porte devido ao escoamento da produção industrial da Capital. Sem manutenção, o asfalto fica todo esburacado e, com o período chuvoso, a situação piora.

Caminhoneiro há 25 anos, Mário Guimarães, 50 anos, disse estar arrependido por ter passado pela via. “Parei para tomar um café e quebrei a cara. Dá dó de ver isso, o pior é que está assim na cidade inteira”, descreve.

Com residência fixa em Campo Grande há mais de 20 anos, ele acredita que a cidade passou pela pior fase de sua história. “A cidade ficou abandonada nesses últimos tempos”, acrescenta.

Acostumado a percorrer várias regiões trabalhando, o taxista Victor Hugo Silva, 42 anos, afirma estar surpreendido com situação da via. “Da buraqueira que eu já vi, essa com certeza, é uma das piores”, disse ele.

Para os empresários que possuem comércio ali, os buracos se tornaram um empecilho no embarque e desembarque de cargas. “Os caminhoneiros torcem o nariz quando precisam vir descarregar aqui. Por conta dos buracos, nós adotamos a política de não receber caminhões em dias de chuva e no período noturno, quando chove vira um ‘piscinão’”, conta o empresário João Paulo Medeiros Piotto, 34 anos.

Há 25 anos a família de João Paulo possui empresa no local e, segundo eles, a situação sempre foi de abandono. “Aqui sempre tivemos problemas com iluminação e asfalto, nunca vi nenhuma equipe de tapa-buracos aqui, nos últimos três anos a situação piorou com a confusão política que tomou a prefeitura. É vergonhoso, aqui é o polo industrial mais antigo de Campo Grande, a maior esmagadora de soja do mundo está aqui, nós geramos muitos empregos e pagamos em dia nossos impostos em dia. Não tem explicação pra tamanho abandono”, acrescenta.

A administração municipal informou que está trabalhando com 20 frentes de serviços de tapa-buraco por toda cidade, quase o triplo se comparado com a gestão anterior. São 750 buracos tapados por dia, quase 362% a mais em relação aos últimos dois meses de 2016.

Segundo a prefeitura, em três semanas de gestão foram fechados 17 mil buracos, o que representa a recuperação de aproximadamente 5 quilômetros de pavimento. Mesmo sem cronograma específico para a região do núcleo industrial, o Executivo Municipal garante que as equipes de tapa-buraco irão passar pela via esburacada.

Recordista - Em comparação com outras vias esburacadas visitadas pela equipe do Campo Grande News, a Rua Principal Número 1 conseguiu superar o número de buracos no trecho entre a Avenida João Arinos e a Rua Afonso Lino Barbosa, localizada na saída para Três Lagoas, que até o dia 31 de Dezembro tinha 90 buracos em mais de 1 quilômetro de extensão. Porém, ainda perde para a Rua Rui Barbosa, no bairro Vila Santa Dorotheia, que no dia 01 de Fevereiro possuía 93 buracos em apenas 153 metros de extensão da via.

R$ 50 milhões - Na última quinta-feira (19) a prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado firmaram um convênio para reforçar o serviço de tapa-buracos por cinco meses, ampliar as equipes e, a partir do segundo semestre, custear recapeamento em avenidas. Metade do dinheiro é proveniente do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) e os outros R$ 25 milhões serão pagos, de forma parcelada, pela administração municipal.

Confira a galeria de imagens:

  • O taxista Vitor Hugo Silva precisou de cuidado para não cair dentro da cratera formada em um dos trechos da via. (Foto: André Bittar)
  • Até mesmo veículos de carga tem dificuldade para transitar na via. (Foto: André Bittar)
Nos siga no Google Notícias