ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Santa Casa é autorizada a retomar transplante após sete meses

Aline dos Santos | 11/07/2014 09:31
Santa Casa suspendeu procedimentos desde de dezembro de 2013. (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Santa Casa suspendeu procedimentos desde de dezembro de 2013. (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

Sem realizar transplante de rim há sete meses, a Santa Casa de Campo Grande recebeu autorização para retomar os procedimentos. A Secretaria de Atenção à Saúde, ligada ao Ministério da Saúde, publicou portaria na edição de hoje do Diário Oficial da União renovando autorização para retirada e transplante de rim.

“Agora, entra na fase de treinamento da equipe daqui, que será enviada para São Paulo. Depois, começa o processo de retomada dos transplantes, com a participação de um profissional de fora, que vai acompanhar os procedimentos”, afirma o diretor-presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco. A entidade administra o hospital.

De acordo com ele, o treinamento será gradual. “Em 30 dias não se resolve isso. Terá uma reunião na semana que vem em Brasília. Mas a ideia é acelerar ao máximo o processo, fazer o mais rápido possível”, diz Teslenco. Desta forma, ele não deu prazo para que os transplantes sejam retomados na Santa Casa.

Conforme a assessoria de imprensa e o diretor técnico do hospital, Luiz Alberto Kanamura, mais informações só serão repassadas na quarta-feira, durante coletiva de imprensa.

Desde dezembro, quando a direção da Santa Casa suspendeu os procedimentos, a vida dos renais crônicos teve sensível piora. Com 400 pessoas à espera de rim e com medo de morrer, muitos pacientes foram para fora do Estado.

Em 2013, a Santa Casa realizou 45 transplantes de rins, com registro de sete mortes. Três óbitos foram entre setembro e outubro. As mortes seguidas ocorreram por conta de um doador com uma bactéria não identificada antes da cirurgia. Em 2012, o hospital realizou 44 procedimentos.

A Secretaria de Atenção à Saúde suspendeu os transplantes de rim na Santa Casa em 9 de janeiro deste ano.

Nos siga no Google Notícias