ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 11º

Capital

Santa Casa "isola" setores para proteger pacientes e funcionários da covid-19

Hospital pode isolar Unidade do Trauma se aumentar casos do novo coronavírus

Aline dos Santos | 01/05/2020 17:46
Santa Casa "isola" setores para proteger pacientes e funcionários da covid-19
Estrutura arquitetônica do complexo hospitalar da Santa Casa contribui para as ações de enfrentamento à covid-19. (Foto Gabriel Marchese)

Com 540 pacientes internados, a Santa Casa de Campo Grande, isolou setores para proteger as pessoas do novo coronavírus.  Desde janeiro, o hospital colocou em ação um comitê de enfrentamento à covid-19.

Segundo o superintendente da gestão médico-hospitalar, Luiz Alberto Kanamura, a preocupação é preservar vidas. Na Unidade de Oncologia, por exemplo, que fica a cem metros do prédio central, 120 pacientes recebem tratamento todos os dias.

Já no Serviço de Hemodiálise, que fica do outro lado do complexo, outros 85 pacientes são atendidos por semana, inclusive no período noturno.

De janeiro a abril, foram realizados 4.600 procedimentos no serviço de hemodiálise e, no mesmo período, a unidade de oncologia registrou 3.678 procedimentos.

Atualmente, a Unidade do Trauma recebe, por meio da regulação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), pacientes graves do SUS (Sistema Único de Saúde), mas que não estão com covid-19.

O centro cirúrgico foi transformado em um CTI (Centro de Tratamento Intensivo) para abrigar os pacientes graves. Desta forma, mais dez leitos de terapia intensiva foram ativados, dobrando a capacidade do local.

"Aprovamos o projeto e estamos instalando, no CTI da Unidade do Trauma, o filtro de pressão negativa que empurra o ar contaminado para fora da unidade, preservando a qualidade do ar dos outros ambientes. Isso traz mais segurança aos nossos pacientes e profissionais”, afirma o presidente  do hospital, Heber Xavier.

Em um segundo momento, se for necessário, a Unidade do Trauma será isolada e receberá apenas pacientes com suspeita de contaminação pela covid-19. A entrada será em separada do Pronto-Socorro.

Santa Casa "isola" setores para proteger pacientes e funcionários da covid-19
Desde janeiro, a Santa Casa colocou em ação um comitê de enfrentamento ao novo coronavírus.

No Prontomed (Pronto Atendimento do setor privado), foram erguidas paredes para isolar os pacientes com sintomas respiratórios daqueles que sofrem com outras doenças

Já o Centro Médico, reaberto há poucos dias, também fica em uma área separada do prédio central e das outras unidades, mas dentro do complexo hospitalar.

Com 16 salas, o Centro Cirúrgico Geral atende às urgências e não recebe pacientes com sintomas de covid-19. Pessoas com a suspeita da doença farão procedimento no centro cirúrgico Day Clinic, uma ala isolada no térreo.

Nos siga no Google Notícias