ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Saúde diz que não há motivo para alarde após casos suspeitos de E.Coli

Vanda Escalante | 25/06/2011 10:24

Afirmando haver preocupação, mas descartando a necessidade de "se fazer alarde", o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de stado da Saúde, Eugênio de Barros, afirmou hoje que as autoridades têm monitorado diariamente não apenas a evolução dos casos suspeitos registrados em Campinas (SP), como também outras possíveis ocorrências em Mato Grosso do Sul.

"Em Campinas são dois casos isolados, de pessoas que estiveram na Alemanha. Nosso monitoramento é diário e a ação da vigilância é eficaz, como aconteceu no caso da francesa com sarampo, quando nós conseguimos localizar, isolar e fazer o tratameto em todas as pessoas que poderiam estar contaminadas", disse Barros, relembrando um caso ocorrido em março.

Na ocasião, o sarampo foi diagnosticado numa turista francesa, que procurou atendimento num posto de saúde em Campo Grande ao sentir os primeiros sintomas da doença. A mulher ficou internada e foi tratada na capital depois de ter viajado por vários estados e pela Argentina.

Sobre a preocupação com a possiblidade de infecções pela E. Coli, bactéria que já contaminou 3.836 pessoas na Europa e provocou 45 mortes, a maioria na Alemanha, Eugênio Barros diz que a Vigilãncia Epidemiológica está com atenção redobrada para o acompanhamento dos casos de diarréia grave.

A doença-A infecção pela E.Coli causa cólicas abdominais severas e forte diarreia, muitas vezes com sangue. A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos ou pelo contágio via fecal-oral, quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados.

A orientação do Ministério da Saúde é para que as pessoas em viagem por países da Europa e pelos Estados Unidos não comam alimentos crus, principalmente vegetais e produtos de origem animal. Aos profissionais de saúde, a recomendação é ficar alerta para casos suspeitos, principalmente em casos de pacientes que estiveram em viagens internacionais nos últimos 30 dias, sobretudo na Europa.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é para que as pessoas que apresentarem quadro de diarréia grave procurem assistência médica para colher material e realizar exames laboratoriais. "As unidadees de saúde estão erientadas e prontas para esse atendimento. Pelo menos é o que se espera", conclui Barros.

Nos siga no Google Notícias