A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

29/12/2017 22:48

Secretaria de Saúde abastece estoque com 50 mil fitas para medir glicemia

Nyelder Rodrigues

Campo Grande terá 7,3 mil novos glicosímetros e 50 mil fitas para medir glicemia para atender a rede pública de saúde, após investimento de R$ 360 mil, sendo R$ 290 mil só para aquisição das fitas.

Os glicosímetros são aparelhos usados para medir glicose na corrente sanguínea e, junto as fitas para medir glicemia, fazem parte do tratamento de pacientes portadores de diabetes atendidos nas unidades de saúde locais.

Os materiais e insumos começaram a chegar nesta sexta-feira (29) no almoxarifado da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). A entrega aos pacientes cadastratos e postosde saúde será estabelecido em cronograma em breve.

Os servidores das unidades também devem receber um treinamento sobre o manuseio dos equipamentos para que possam orientar os pacientes. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, esteve no almoxarifado acompanhado a chegada dos materiais e destacou a importância de assegurar o fornecimento dos mesmos à população.

"Enfrentamos algumas crises ao longo do ano por falta desses materiais e isso é prejudicial aos pacientes que necessitam fazer o acompanhamento. Mas, assim como fizemos com os medicamentos, através de um planejamento, vamos iniciar 2018 fornecendo também os insumos e materiais, garantindo uma melhor assistência à população", frisa Vilela.

A tira é utilizada no controle da taxa de açúcar no sangue e o procedimento diário. Com as tiras e o aparelho, o paciente faz o procedimento em casa e automonitora a situação no corpo.

O valor indicado é o que determina a quantidade de insulina que precisa ser aplicada. O aparelho é para medir o nível de glicose no sangue, o que deve ser feito duas vezes por dia.

Se a taxa estiver baixa, o paciente precisa recorrer à dieta. Se estiver alta, é preciso tomar insulina, para regular a taxa de glicose no sangue. Os novos aparelhos têm melhor precisão em testes de glicemia, facilidade de manuseio e realizam os testes com resultado em 5 segundos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions