Secretaria está monitorando medidas de prevenção a vírus nas feiras livres
A Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Ciência e tecnologia) está fiscalizando se as medidas de prevenção do novo coronavírus estão sendo adotadas nas feiras livres da Capital.
Os fiscais monitoram se os feirantes estão respeitando o distanciamento dos clientes durante o atendimento, fazendo o uso de máscaras e álcool gel entre outras regras. Nas feiras o distanciamento entre os clientes e comerciantes, é delimitado com cones e fita zebrada.
Ainda conforme o decreto que estabeleceu o retorno das atividades, também está proibida a participação de feirantes com idade acima de 60 anos e o consumo de alimentos como legumes, salgados ou vegetais no perímetro das feiras.
O trabalho de fiscalização é feito em conjunto com a Agraer(Agencia de Desenvolvimento agrario e exensao Rural) e Sindicato Rural. A expectativa é de que mesmo diante da pandemia e das rígidas normas de biossegurança os pequenos produtores consigam se manter e recuperar o prejuízo causado pela suspensão do funcionamento das feiras no início do surto da doença.
Em Campo Grande pelo menos 3 mil profissionais ganham a vida nas feiras livres. Atualmente há 55 feiras registradas na Capital, mas o número chega a 110 unidades, se levando em conta as feiras não registradas.