ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Secretaria foca crianças no combate a discriminação e preconceito

Michel Faustino | 17/11/2014 16:30
Foi lançado nesta segunda o Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva. (Foto: Pedro Peralta)
Foi lançado nesta segunda o Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva. (Foto: Pedro Peralta)

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) pretende intensificar a partir do próximo ano às praticas que contemplem o combate a discriminação e o preconceito. Cerca de 40 mil livros com orientações sobre o problema do racismo e preconceito serão distribuídos nas salas de aula para alunos do 5º ao 9º ano.

Na tarde desta segunda-feira (17) ocorreu o lançamento da segunda etapa do Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva, com foco no direito à diversidade na sede da Semed. A programação se estende até a sexta-feira (21), com palestras sobre a importância da implementação de politicas de tolerância e respeito nas instituições de ensino.

De acordo com a secretária de Educação, Ângela Maria de Brito, o objetivo é de que ao menos uma vez por ano, orientadores e coordenadores das escolas da rede municipal passem por um treinamento para poder lidar com eventuais casos de preconceito e discriminação dentro das escolas e, também sejam capacitados para orientar os alunos.

Secretária afirma que introdução de material vai contribuir no combate ao preconceito. (Foto: Pedro Peralta)
Secretária afirma que introdução de material vai contribuir no combate ao preconceito. (Foto: Pedro Peralta)

Segundo ela, hoje não é possível se precisar o número de ocorrências de casos de discriminação e preconceito dentro das escolas, porém, infelizmente os casos são rotineiros.

“Infelizmente convivemos com o preconceito e com a discriminação dentro da escola, mas hoje estamos lutando para mudar essa realidade. E começar a disseminar essa questão entre os mais novinhos é muito importante para formar um adolescente mais consciente”, disse.

O curso de formação de gestores marcará ainda o lançamento das campanhas “A Luta não é só do negro, é de todos nós” e “Moreno não, sou negro! Afirme sua Negritude”, que visam trabalhar a conscientização sobre o racismo nas escolas. As campanhas são uma parceira do Tucanafro-MS (Secretaria da Promoção de Igualdade Racial do PSDB de Mato Grosso do Sul), com a Semed.

Nos siga no Google Notícias