ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Secretaria libera "xepa da vacina" para crianças de 5 a 11 anos em Campo Grande

A "xepa" infantil só será realizada mediante disponibilidade do imunizante ao fim do dia

Por Silvia Frias | 17/01/2022 17:35
Vacinação na Seleta, em Campo Grande, nesta segunda-feira (Foto: Marcos Maluf)
Vacinação na Seleta, em Campo Grande, nesta segunda-feira (Foto: Marcos Maluf)

A “xepa” da vacina foi liberada para crianças de 5 a 11 anos em Campo Grande, segundo informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A busca pelas sobras foi muito comum na fase inicial da vacinação por aqueles que tinham pressa pela imunização.

De acordo com a Sesau, a exemplo do que era pedido aos demais públicos, a “xepa” infantil só será realizada mediante disponibilidade do imunizante ao fim do dia.

As unidades também estão sendo orientadas a entrar em contato ao fim do expediente com os pais e responsáveis por pacientes que pertençam a esta faixa etária em caso de sobra de vacinas. Neste caso, são crianças atendidas na rotina da unidade.

A vacina é aplicada somente com a presença de pais ou responsáveis legais pela criança ou por algum familiar com apresentação do termo de consentimento assinado e cópia do documento pessoal.

Na semana passada, Mato Grosso do Sul recebeu o lote de Pfzier com a dosagem para o público infantil. Em Campo Grande, até o fim da campanha, a  expectativa é vacinar aproximadamente 90 mil crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades.

A vacina da Pfizer terá dosagem para criança diferente  da de adultos. No frasco laranja, destinado para este público, são 10 doses de 10 microgramas, enquanto no roxo, que é para adolescentes e adultos, são 6 doses com 30 microgramas.Da mesma forma que as vacina dos adultos, a da criança também deve ser aplicada em duas doses.

Nos siga no Google Notícias