ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Secretário vai avaliar sugestões do MP para estátua de Manoel

Enquanto não há local definido, estátua de bronze do poeta está em exposição no Museu de Arte Contemporânea

Guilherme Henri e Isabela Sanchez | 20/09/2017 23:18
Estátua em exposição no Marco. (Foto: Álvaro Herculano)
Estátua em exposição no Marco. (Foto: Álvaro Herculano)

O secretário de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery disse que irá avaliar as sugestões dadas pelo Ministério Público do Estado sobre possíveis locais para a estátua do poeta Manoel de Barros, em Campo Grande.

Para o MP, a estátua de bronze pode ser colocada no canteiro central dos altos da Avenida Afonso Pena, no canteiro da Avenida do Poeta, no Parque dos Poderes, ou ainda ao lado do futuro “Aquário do Pantanal”.

De acordo com o secretário, as sugestões serão avaliadas levando em consideração se o lugar irá permitir que a obra “seja interativa, estar de frente para o nascente e de costas para o poente e que seja um local onde exista circulação de pessoas”.

Ainda conforme Athayde, existem outras séries de detalhes que precisam ser estudados antes que o “martelo seja batido” para definir o local onde a estátua permanecerá. “Vamos levar em consideração e ver o lugar mais adequado. O local precisa ser compatível com a ideia da obra. Mas, as sugestões são muito boas”, reconhece.

Impasse - O pedido do MPE se deu diante do impasse em instalar a obra no canteiro central da Avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio, área tombada pelo patrimônio histórico e cultural da cidade, onde para qualquer intervenção seria necessária a aprovação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande e também do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Enquanto não seja definido o local para a instalação da obra, a estátua de bronze do poeta Manoel de Barros está em exposição no Museu de Arte Contemporânea (Marco), em Campo Grande. Desde as 7h desta terça-feira (19), a visitação ao local está aberta.

Obra - Em 2016, o governo de Mato Grosso do Sul encomendou ao cartunista e escultor campo-grandense Victor Henrique Woitschach, uma estátua de bronze para homenagear o centenário de nascimento do poeta. A escultura, que demandou um investimento de R$ 232 mil, foi apresentada em abril deste ano.

O projeto faz parte das comemorações do centenário do poeta, festejado em 2016. O trabalho levou quase 4 meses para ficar pronto e foram necessários 400 quilos de bronze para produzir até uma réplica do sofá da casa de Manoel.

Nos siga no Google Notícias