ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Sedentarismo contribui com evolução rápida da Influenza, diz infectologista

Flávia Lima | 18/11/2015 12:33
Infectologista Rivaldo Venâncio diz que adoção de estilo de vida saudável ajuda no combate a doenças infecciosas. (Foto:Arquivo/Simão Nogueiras)
Infectologista Rivaldo Venâncio diz que adoção de estilo de vida saudável ajuda no combate a doenças infecciosas. (Foto:Arquivo/Simão Nogueiras)

A rapidez com que a Influenza B matou o funcionário dos Correios, Éder Jorge Rodrigues Souza, 47, não surpreende o infectologista Rivaldo Venâncio. Ele explica que esse tipo de manifestação pode ser comum em doenças infecciosas, especialmente se o indivíduo apresenta outros tipos de doenças ou tem hábitos desregrados, além de vida sedentária.

"Não posso avaliar a fundo o caso dele porque precisaria ter conhecimento do seu histórico de saúde, mas qualquer doença infecciosa pode, sim, ter uma apresentação fulminante", explica. Segundo Rivaldo, até mesmo uma hepatite pode ter uma evolução rápida, dependendo do organismo e quadro clínico geral do paciente.

O infectologista afirma que a única prevenção está na adoção de um estilo de vida saudável. Fumantes e pessoas acima do peso, que não praticam exercícios ou tomam algum tipo de medicamento sem supervisão médica, correm riscos maiores de apresentar um grado rápido evolutivo de algum tipo de gripe ou doença infecciosa.

"A maioria das pessoas só procura o médico em uma epidemia ou se for algo grave. Geralmente buscam a auto-medicação. Esse é o erro", ressalta. Segundo Rivaldo, esse cuidado deveria abranger todos os grupos sociais, mas normalmente a preocupação de buscar um médico acontece apenas entre idosos, grávidas e crianças.

Éder Jorge Rodrigues Souza morreu na tarde de sexta-feira (13), 24 horas após apresentar os sintomas da gripe. Esta é a sétima morte causada pelo vírus influenza neste ano em Campo Grande, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Ele chegou a buscar atendimento no dia anterior, mas acabou sendo liberado, quando retornou ao hospital, o organsimo já estava tomado pelo vírus.

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde sobre a gripe apontava a notificação de 190 casos na Capital, sendo que foram confirmados 19 do subtipo H3N2, dois do H1N1 e cinco de influenza B. Foram confirmados sete mortes, sendo 1 por gripe suína (vírus H1N1), 4 por H3N2 e 2 do influenza B. 

Nos siga no Google Notícias