ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sejusp irá convocar militares da reserva para guarda armada em Uneis

Secretário Antônio Videira diz que foram convocado 12 militares e segurança contará com cerca, câmeras e concertinas

Silvia Frias e Jones Mário | 27/01/2020 11:29
"Não podemos tratar como se estivessem ali apenas anjos, o que temos ali são criminosos", disse Videira (Foto: Jones Mário)
"Não podemos tratar como se estivessem ali apenas anjos, o que temos ali são criminosos", disse Videira (Foto: Jones Mário)

Convocação de 12 militares da reserva para atuação como guarda armada, instalação de cercas e câmeras elétricas e concertinas. O aparato de segurança passará a ser regular nas Uneis (Unidade Educacional de Internação) em Campo Grande, como resposta após os motins e fuga em massa.

“Vamos manter guardar armada, sim, vamos colocar concertina e cerca elétrica nas muralhas; não podemos tratar como se estivessem ali apenas anjos, o que temos ali são criminosos”, justificou o Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.

Videira falou sobre o reforço no esquema de segurança esta manhã, durante a solenidade de entrega de 43 viaturas e três micro-ônibus para a PM (Polícia Militar). “Não tem só adolescente, têm infratores maiores de idade, autores de latrocínio, homicidas”, disse Videira.

O secretário disse que a preocupação não é somente pelos recentes acontecimentos dentro das Uneis, mas, também, da ação dos que tentam entrar na unidade.

Ontem, o motim na Unei Dom Bosco foi desencadeado depois que uma das visitas foi barrada por não preencher os requisitos exigidos para acesso. Cerca de 30 adolescentes quebraram cadeados das celas e passaram para os corredores.

Antes da efetivação, os militares da reserva vão passar por exame de saúde. As empresas para instalação das cerca elétricas e concertinas já foram definidas. O secretário diz que “estão robustecendo” a estrutura de segurança, com câmeras de segurança e melhorias no serviço de limpeza.

O secretário descartou ampliar o quadro de agente de segurança socioeducativa, justificando que o número hoje é suficiente para atender a demanda, sendo superior ao de internos das Uneis, contariando o que diz os profissionais da área, que reclamam de forma recorrente das condições de trabalho e do défici de agentes para vistoria.

Mudança – No dia 16 dezembro, adolescentes internados na Unei Dom Bosco serraram cadeados, renderam agente e protagonizaram fuga em massa. Dos 95 que estavam na unidade, 26 conseguiram fugir. Destes, 12 são maiores de idade e os outros têm idade entre 15 e 17 anos. Neste dia, apenas cinco agentes trabalhavam no plantão.

No dia 9 de janeiro, a unidade passou por pente-fino, que apreendeu armas artesanais e celulares. Nos aparelhos foram descobertas mensagens trocadas pelo Whatsapp que mostram como os garotos se comunicam com traficantes e assim têm acesso a drogas dentro da Unei.

No dia 21 de janeiro, o diretor da Unei Dom Bosco, Odair Marcelo Gomes Selles, foi dispensado da função. No lugar dele assume a diretoria da Unei Odenir Alves de Sousa, que teve suspenso o período de férias previsto neste mês.

Nos siga no Google Notícias