ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Sejusp marca reunião com agentes penitenciários para próxima terça-feira

Evelyn Souza | 02/08/2013 19:32
Agentes manifestam contra superlotação nos presídios.
Agentes manifestam contra superlotação nos presídios.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, disse nesta sexta-feira (2) que as determinações judiciais para recebimento de presos em unidades penais do Estado devem ser cumpridas e que acredita na responsabilidade dos agentes penitenciários.

Segundo ele, uma reunião com representantes do sindicato e o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), coronel Deusdete de Oliveira, está marcada para a próxima terça-feira (6).

Jacini disse que a abertura do concurso público para 230 vagas e estudos junto ao governo federal, que visa recursos para a construção de novos presídios, devem atender as demandas do sistema penitenciário.

“Já possuímos junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen/Ministério da Justiça) três projetos cadastrados para a criação de 1.348 novas vagas em Campo Grande. Serão edificadas duas cadeias públicas masculinas, com capacidade para 603 e 338 internos respectivamente, e uma unidade penal feminina, com capacidade para 407 internas”, detalhou o secretário.

Ainda de acordo com Jacini, a reivindicação de Plano de Cargos e Carreira da categoria também está sendo analisada pelo governo estadual.

Desde quinta-feira (1) agentes penitenciários impedem que o Complexo Penitenciário receba novos presos. Até o momento, 7 detentos foram recusados e voltaram para celas de delegacias da Capital. O motivo, segundo a categoria, é a superlotação dos presídios e as condições de trabalho.

Nos siga no Google Notícias