ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Seleta é investigada por uso ilegal de conta bancária de ex-funcionária

Segundo MPMS, neste caso, entidade pode incorrer em peculato, corrupção, ou mesmo de lavagem de capitais

Lucia Morel | 27/11/2021 14:38
Polícia Federal na sede da Seleta em fevereiro deste ano; ações são recorrentes desde 2016. (Foto: Henrique Kawaminami)
Polícia Federal na sede da Seleta em fevereiro deste ano; ações são recorrentes desde 2016. (Foto: Henrique Kawaminami)

Nova investigação em andamento relaciona, mais uma vez, a Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária) a crimes. Desta vez, movimentação de conta de ex-funcionária, sem seu consentimento, pode incorrer em “peculato, corrupção, ou mesmo de lavagem de capitais”, conforme manifestação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Pela denúncia, a Seleta não deu baixa na conta salário, que ficou sendo usada de forma indevida por pelo 14 anos. A ex-funcionária descobriu a movimentação irregular em 2020.

O caso foi encaminhado ao MPF/MS (Ministério Público Federal) depois que decisão da 7ª Vara do Trabalho de Campo Grande declarou em ação trabalhista, inexistência de vínculo empregatício entre a ex-funcionária e a entidade a partir de março de 2003, quando sua conta bancária continuou ativa apesar do desligamento.

Ao analisar o caso, o MPF declinou competência para o sistema de justiça estadual e agora, inquérito policial está em andamento para tentar comprovar a suposta movimentação de valores na conta da ex-trabalhadora da Seleta.

Na ação trabalhista que ela moveu contra a Seleta, a alegação foi de que a entidade “não procedeu a baixa do contrato de trabalho da Autora, mantendo indevidamente movimentação em conta bancária de sua titularidade, supostamente com pagamentos de salários, fazendo saques e depósitos, sem o conhecimento e autorização da mesma”.

A mulher só desconfiou da situação em 2020, quando recebeu carta do banco referente à conta, que acreditava estar inativa e a qual não movimentava há mais de 14 anos. Pelos extratos do banco, saques eram feitos mediante cartão de crédito em nome da ex-funcionária e com uso de senha.

“Além do mais, é importante observar que a ré continua recolhendo FGTS, bem como INSS (Previdência Social), desde a saída da autora da empresa ré. E diante disso, a autora teme ser responsabilizada por crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa, pois as movimentações na conta bancária estão sendo feitas por sua titularidade, porém sem o seu consentimento, motivo este da presente demanda”, cita a defesa em ação na Justiça do Trabalho.

Neste caso, a entidade acordou pagamento de R$ 5,5 mil à ex-trabalhadora, sendo R$ 500,00 de honorários e o restante por danos morais. Em despacho de agosto deste ano, o promotor Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça, analisou ser “imprescindível a apuração dos fatos em toda sua extensão pela Polícia Judiciária Civil”, que está em andamento.

A reportagem entrou em contato com  o advogado da entidade, André Theodoro, mas ele não quis comentar a situação.

Há anos - Desde 2016, inúmeros processos contra a Seleta minaram a capacidade de atuação da entidade, que se viu obrigada a pagar dívidas trabalhistas através da venda de imóveis em leilão judicial. Os convênios com a prefeitura de Campo Grande, que depois foram barrados pela Justiça, começaram na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), então prefeito da Capital.

Os trabalhadores teriam de atuar em Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e Cras (Centro de Referência à Assistência Social). Mas a estimativa é que, além de funcionários fantasmas, pelo menos 2,7 mil estavam em desvio de função.

“Na prática, a Omep e a Seleta foram transformadas numa agência de empregos, recebendo comissão de 5% sobre os custos mensais do convênio”, diz a decisão judicial.

Mais de 4.300 pessoas foram contratadas dessa forma, com espaço para apadrinhados políticos e até parentes do ex-prefeito Alcides Bernal (PP). A lista de trabalhadores pagos pelo convênio também incluía pessoa presa há anos e moradora de Ladário, cidade a 421 km de Campo Grande.

Os contratos foram alvo de operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) em 2016.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também