ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem acordo em audiência, Capital continua com tudo aberto até decisão de juiz

Não há prazo para a decisão e a sentença pode sair da caneta de outro magistrado

Anahi Zurutuza, Liniker Ribero e Ana Paula Chuva | 07/08/2020 16:10
Defensoria, prefeitura, representantes do comércio e indústria reunidos nesta tarde, em sala do Fórum de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Defensoria, prefeitura, representantes do comércio e indústria reunidos nesta tarde, em sala do Fórum de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Sem acordo em audiência de conciliação que reuniu a Defensoria Pública e a Prefeitura de Campo Grande, a cidade continuará com todo comércio funcionando e toque de recolher das 21h às 5h até decisão judicial. Por enquanto, não há determinação para lockdown na Capital.

A decisão sobre pedido de fechamento completo das atividades não essenciais, apresentado pela Defensoria, só deve sair na próxima segunda-feira. "Entendi por bem tentar essa conciliação. Entendemos as empresas que precisam trabalhar e hospitais que estão lotados e é nosso papel natural colocar todos a mesa, conversar. Todos querem o bem coletivo e tentamos um denominador comum. Mas, não houve possibilidade de um acordo”, disse o juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, ao sair da audiência.

Não há prazo para a decisão e a sentença pode não sair da caneta do mediador da conciliação realizada nesta sexta-feira. José Henrique Neiva explicou que está atuando como substituto na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos e na segunda-feira, Ariovaldo Nantes Corrêa deve assumir o cargo.

Juiz José Henrique Neiva ouve as partes durante audiência nesta tarde. (Foto: Marcos Maluf)
Juiz José Henrique Neiva ouve as partes durante audiência nesta tarde. (Foto: Marcos Maluf)

Duas hora e meia - Durante o encontro, que durou duas horas e meia, o defensor público-geral, Fábio Rombi, chegou a apresentar proposta de acordo. Disse que abriria mão da determinação de fechamento total por 14 dias, como a Defensoria Pública pediu em ação civil, desde que a Prefeitura seguisse à risca o que determina o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), criado pelo governo do Estado.

Nesse caso, o município seguiria com restrições mais severas, inclusive o lockdown, apenas enquanto durasse a "bandeira preta", classificação de alto risco na qual a cidade se enquadra atualmente.

Ao fundo (de óculos), secretário de saúde, José Mauro Filho, observa alegações durante audiência. (Foto: Marcos Maluf)
Ao fundo (de óculos), secretário de saúde, José Mauro Filho, observa alegações durante audiência. (Foto: Marcos Maluf)

O defensor deu alguns detalhes. Num cenário de taxa de ocupação de leitos mantida entre 80 e 84%, por exemplo, academias, clubes, escolas e parques têm de fechar. Se a taxa subir para entre 85 e 89% por três dias consecutivos, o comércio varejista, igrejas, bares e restaurantes fechariam. Com a ocupação em 95% para mais, o transporte coletivo sofreria as restrições, assim como a construção civil e indústria.

"O pedido da Defensoria Pública está embasado em estudos científicos, projeções matemáticas de especialistas, nos números alarmantes de contaminação que a Capital está registrando nos últimos dias e, principalmente na taxa de ocupação dos leitos de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo], que hoje é de 92,56%. A medida de restringir a circulação de pessoas é amarga, mas é preciso preservar vidas neste momento”, destacou o defensor.

Reforçou o coro por mais restrições o infectologista Julio Croda, pesquisados da Fiocruz e professor da UFMS. “Precisamos entender o que foi feito em outros locais. Não precisa ir longe, pode pegar o plano de São Paulo e Rio Grande do Sul, que trabalha com cores diferençadas e trabalha com indicadores importantes, leitos ocupados, número de casos. A gente pede que a Capital adote o que diz o Prosseguir. São Paulo passou mais de 2 meses nessa restrição. Campo Grande é uma cidade pujante e estamos pedindo um alívio para o setor da saúde”.

Prefeito Marquinhos Trad, aparentemente irritado, durante a tentativa de conciliação. (Foto: Henrique Kawaminami)
Prefeito Marquinhos Trad, aparentemente irritado, durante a tentativa de conciliação. (Foto: Henrique Kawaminami)

Já o prefeito Marquinhos Trad falou pouco. Disse que a Capital tem leitos disponíveis e capacidade para ampliar. Também levou os números da pandemia na cidade e sustentou que o pior já passou. "A melhor resposta é que Campo Grande tem a menor taxa de letalidade e ninguém morreu por falta de UTI".

Segundo a prefeitura, o pico ocorreu na semana passada. A avaliação é que agora estamos em dias e "estabilização" para depois ocorrer a queda nos registros de mortes e infectados.

Ele também reclamou da presença tardia da Defensoria Pública na questão. "Não precisava judicializar. Depois de quase 6 meses de prevenção, eis que surge a Defensoria Pública na nossa cidade".

Fora da sala de audiência, repetiu as declarações. Veja:


Contra - Representantes do comércio argumentaram que fechar lojas não resolve, mas defenderam a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos fins de semana, como forma de coibir aglomerações e reduzir acidentes que lotam UTIs.

“Uma das primeiras propostas é um trabalho de conscientização das pessoas. Outra proposta, a restrição do álcool, que tem motivado as festas do fim de semana. Por mais que a gente orienta, toda vez que se interrompe o funcionamento do trabalho, as festas acontecem”, argumentou Adelaido Vila, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) da Capital.

Durante o encontro, a Defensoria acabou como única voz pelo lockdown. Até o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que foi intimado a participar, também se posicionou contra a adoção de medida restritiva radical. "Não somos contra a atividade econômica. Precisamos é restringir a maneira como esta hoje, principalmente, as atividades de lazer", afirmou a promotora Luciana do Amaral.

Defensor apresenta propostas para trocar "lockdown" por cumprimento ao Prosseguir. (Foto: Henrique Kawaminami)
Defensor apresenta propostas para trocar "lockdown" por cumprimento ao Prosseguir. (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias