Sem avanço em reunião, enfermagem da Santa Casa decide no dia 15 sobre greve
Foi marcado para a próxima quarta-feira (15) mais uma rodada de negociações entre o Siems ((Sindicato de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul) e a direção da Santa Casa referente ao reajuste dos profissionais de enfermagem que atuam no hospital. A reunião realizada na manhã de hoje não teve avanço.
De acordo com a presidente do sindicato, Helena Delgado, no próximo encontro, caso a direção do hospital não apresente uma proposta que atenda as reivindicações da categoria, no dia 15 os profissionais podem entrar em greve.
- Leia Também
- Enfermagem da Santa Casa mantém ameaça de greve e aguarda reunião com direção
- Enfermagem da Santa Casa rejeita proposta de reajuste e ameaça com greve
Consta na pauta de reivindicações da categoria reajuste de 16,75%, além da manutenção do e adicional de 40% de insalubridade. A proposta da Junta Interventora da Santa Casa é de 7%, com redução de 40% para 20% o adicional de insalubridade.
Conforme a sindicalista, para compensar à perda dos 20%, a direção ofereceu um abono salarial aos funcionários, porém, segundo ela, não é um direito garantido podendo ser cancelado daqui há 7 meses, quando será definida a próxima data base da categoria. “É dar com uma mão e tirar com a outra”, afirmou Delgado.
Nos dias 13 e 14, o sindicato vai realizar outra assembleia para repassar aos profissionais o que foi discutido na reunião desta manhã.
Na manhã da próxima quarta-feira, com exceção da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), os outros setores irão funcionar apenas com 30% dos profissionais, informa Helena Delgado. “ Vamos aguardar o termino da reunião para decidirmos o que vamos fazer”, disse com a relação a paralisação.

