A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/05/2013 18:32

Sem frutas, crianças têm só bolachas de sal nos Ceinfs, reclama professora

Gabriel Neris e Helton Verão
Professora denuncia que alunos não estão sendo alimentados com frutas (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)Professora denuncia que alunos não estão sendo alimentados com frutas (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

“Mais de um mês que os alunos não sabem o que é banana ou cenoura na sopa. Não tem frutas, verduras, legumes”. A denúncia é de uma professora, de 32 anos, de um Ceinf (Centro de Educação Infantil) localizado na região oeste de Campo Grande. São sete anos trabalhando como professora e três no mesmo local.

A professora se mostra indignada com o racionamento, que atinge não só a alimentação. “Falta material de limpeza, desinfetante, saco de lixo. É safadeza. Enquanto as crianças vivem a troco de bolacha salgada, as diretoras estão recebendo o salário delas”, protesta a professora.

Neste Ceinf são mais de 200 alunos e nove professoras. A educadora conta que as dificuldades apareceram no mês de março. “Na metade de abril apareceu banana, depois disso não apareceu nenhuma fruta. Eu tiro da minha família e levo para lá”, afirma.

“Eu não consigo entender como as pessoas se vendem em nome de emprego”, reclama a professora, protestando contra a falta de atitude das diretoras, que preferem esconder o problema da Prefeitura.

Ela diz que a prática de levar frutas de casa é comum entre os professores.

“O leite que as crianças do berçário ingerem tem indicação proibida para menor de um ano e tomam. Mal tem dente de leite e tem que comer bolacha de água e sal porque não tem outra coisa”, afirma.

A professora conta que uma das funcionárias do Ceinf pediria frutas aos pais das crianças, mas a diretoria teria implorado para que não fizesse porque poderia ser demitida. “Os pais acham que as crianças comem frutas, mas não comem. Continuam se arrastando, empurrando com a barriga, tapando o sol com a peneira”, diz.

Secretária Thaís Helena e prefeito de Campo Grande afirmam desconhecer problema (Foto: Simão Nogueira)Secretária Thaís Helena e prefeito de Campo Grande afirmam desconhecer problema (Foto: Simão Nogueira)

A educadora afirma que na administração anterior os alunos eram alimentados com frutas como ameixa, abacaxi, uvas, mamão e melão. “Batata, cenoura, hoje em dia virou artigo de luxo. O café da manhã é bolacha, o lanche é bolacha, no almoço arroz, feijão e frango, à tarde bolacha e antes de ir embora arroz e feijão de novo”, conta.

“Não adianta reclamar com a direção, não adianta falar na SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Eu não posso tirar todo dia da minha família para levar para os filhos dos outros”, completa.

A titular da SAS, Thaís Helena (PT), disse nesta segunda-feira (13) durante o encontro dos diretores dos Ceinfs que são realizadas cinco refeições e que existe uma nutricionista em cada local fiscalizando o que está sendo servido.

“Os pais têm passagem livre para conferir estoque e conhecerem os nutricionistas”, respondeu.

A secretaria diz desconhecer a falta de alimentos. “O máximo que pode acontecer é a substituição. Às vezes é trocado um item por outro, mas na mesma quantia de proteínas e vitaminas, sem perder a qualidade do que deve ser consumido”, disse.

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que também esteve no encontro, também disse desconhecer o assunto e reclamou que a Prefeitura não estaria sendo procurada para receber estas denúncias.

“Se está acontecendo porque não estão ligando para a Prefeitura? Tem telefone à disposição e não tem que ligar em jornais”, reclamou.



Ispia.......vá ispiando.......é só ali ???.....
 
juraci montanha em 13/05/2013 21:29:04
È Sr. Prefeito Bernal! se isso realmente for verdade, é uma total falta de administração! E vou começar a me arrepender de ter votado em Vsª.
 
MARCELLO MENDES em 13/05/2013 21:08:28
Calma o prefeito BIPOLAR tem problema no coração...
 
carlos gomes em 13/05/2013 20:27:23
ISTO É UM ABSURDO PARA NOSSA CIDADE E PARA NOSSAS CRIANÇAS.
 
ELY MONTEIRO em 13/05/2013 20:24:55
E O BERNAL??? RESPOSTA: CONTINUA NÃO FAZENDO NADA , SÓ RECLAMANDO...
 
ELY MONTEIRO em 13/05/2013 20:19:21
Não é somente nos cenf`s que está faltando frutas, produto de limpeza, verduras... nos CRAS tb isso ta acontecendo!!!! as criancas há tres semanas estao se alimentando sem verduras!!!!! frutas entao.... é artigo de luxo!!!!!!!!!!!!
 
Maria joaquina em 13/05/2013 19:38:06
VERDADE MESMO E ISTO QUANDO TEM, POIS ATE O CHA E SUCO SÃO REGULADOS, MAS AS DIRETORAS PRECISAM GRANHAR BEM E NAO PODE IR CONTRA O HOMEM NÉ FAZER O QUE ATE ELE PEDIR PARA SAIR E ELAS IREM JUNTAS, PRINCIPALMENTE AS NOVATAS QUE ESTÃO SE ACHANDO, PARABENS CAMPO GRANDE NEWS QUEM NÃO QUER APARECER NÃO DEIXE ACONTECER
 
auricelia dos santos martins em 13/05/2013 18:53:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions