A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

12/04/2013 16:28

Por quem “choram” as crianças dos Ceinfs: Bernal ou vereadores?

Zemil Rocha e Edivaldo Bitencourt
Polêmica começou com lançamento de programa hoje de manhã (Foto: Pedro Peralta)Polêmica começou com lançamento de programa hoje de manhã (Foto: Pedro Peralta)

As crianças dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) de Campo Grande estão chorando. Mas quem leva os pequenos às lágrimas na cidade? O prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou, na manhã de hoje, que os alunos choram com a presença dos vereadores. Já os parlamentares, que reagiram à tarde, apontam como causa as deficiências nas unidades, como falta de alimentos e o matagal. 

O presidente da Comissão de Assistência Social da Câmara de Campo Grande, Flavio Cesar (PT do B), confirmou que realmente ocorreu choro de crianças nas visitas dos vereadores aos centros de educação infantil, mas não por causa da presença fiscalizadora deles e sim por estarem com fome, por falta de frutas e verduras, e medo, devido ao matagal que toma parte dos Ceinfs.

“Eu confirmo realmente que algumas crianças estavam chorando desesperadamente nos Ceinfs., mas em função da falta de alimentos, principalmente de frutas. Havia apenas bananas podres num dos Ceinfs que visitamos”, afirmou Flavio Cesar.

Nesta semana, Flavio comandou visitas aos Ceinfs dos bairros Nova Lima, Jardim Columbia, Conjunto Oscar Salazar e Jardim Marabá. Nos dois primeiros tiveram acesso às unidades de educação e nos outros dois foram barrados por ordem da secretária municipal de Assistência Social, Thaís Helena.

Nesta manhã, Bernal apoiou a determinação de sua secretária, alegando que a medida para restringir o acesso de "estranhos" às creches visa proteger os estudantes.“Estão indo para os Ceinfs e as crianças ficam chorando. Quando chegam os vereadores, as crianças de 1 a 4 anos começam a ficar preocupadas porque eles interferem no ambiente, entram como se houvesse algo errado. Tem criança, que quando vê o vereador, chora desesperadamente”, argumentou o prefeito.

Além do “choro das crianças por falta de alimentos”, segundo o vereador Flavio Cesar, há também o “medo de animais peçonhentos por causa de matagal no Ceinfs, subindo pelas grades e paredes”. Para ele, o prefeito Alcides Bernal e sua secretaria deveriam visitar essas unidades para ver de perto o que foi constatado pelos vereadores para tomar as devidas providências.

Conforme Flavio Cesar, nas duas creches que entraram, a dos bairros Nova Lima, Jardim Columbia, foram encontrados matagais. “Inclusive numa delas, a própria diretora, por iniciativa dela mesma, tinha colocado o veneno mata-mata para dar amenizada na situação”, revelou o vereador. Segundo ele, há fotos que comprovam essa situação “que retratam abandono total dos Ceinfs desde que a administração atual assumiu”.

A secretária Thais Helena tem justificado sua restrição às visitas dos vereadores à necessidade de garantir tranquilidade ao ambiente escolar. Já Flavio Cesar declarou que as visitas são feitas respeitando-se o ambiente escolar. “Nunca tivemos atitude de invasão. Tomamos toda cautela possível. Entramos só para observar e conversar com a direção e funcionários. Em momento algum atrapalhamos nenhuma atividade de refeição, de descanso, de banho”, relatou ele.

Grazielle Machado (PR) sustentou que se os vereadores não tivessem essa preocupação com os alunos não teriam pedido apoio da polícia para entrar no Ceinf do Conjunto Oscar Salazar, onde foram barrados.

Segundo ela, o Art. 26, parágrafo 2º, da Lei Orgânica do Município (LOM), permite livre acesso dos vereadores das unidades administrativas do município. “Poderíamos ter chamado a polícia para garantir o nosso direito”, disse a vereadora. 



Dona Marina Silva, parabéns pela colocação. Esses problemas apontados pelos vereadores como sendo culpa do atual prefeito já estão aí faz tempo, mas eles nunca se preocuparam. Agora, como o prefeito atual é adversário político da maioria dos vereadores, utilizam as crianças para enganar a opinião pública, jogando o povo contra o Bernal. Acho isso de um mau caratismo gritante.
Srs vereadores, o que estão tentando fazer? Aplicar um golpe político? Respeitem a vontade do povo.
 
sergio grião em 13/04/2013 22:55:43
Não pertenço tampouco pertenço a uma legenda partidária, mas acompanho a política pq tbm pago impostos. Vejo muitos criticando o prefeito eleito, mas peraí; nosso governador quando eleito no primeiro mandato, tbm precisou fazer cortes, e de tempo para arrumar a casa. Na época nosso governador cortou o benefício social da segurança alimentar (é um benefício consedido pelo governo federal), cortou várias secretarias (inclusive por decisão judicial é obrigado a reabrir uma delas e pagar o retroativo desde 2007), e os únicos que reclamaram e apelaram para a mídia, foram os que sem cesta básica do mês passaram fome. Quando o governador fazia uso dosmeios de comunicação para pedir tempo pois estava arrumando a casa. Nosso ex prefeito no início de sua administração teve problemas com os ceinf´s.
 
Miriam Pereira em 13/04/2013 09:26:42
O objetivo da oposição não é em favor da população, e sim em favor do monopólio politico ao qual estávamos sujeitos, e os vereadores não reclamavam por simples conveniência, era aliados e coniventes com as falcatruas existentes no meio, esse é o X da questão.
 
Fabiana Rodrigues Oliveira em 13/04/2013 09:20:03
O QUE FAZ UMA CRIANÇA CHORAR É A FORMA QUE OS 'EDIS' CHEGAM PARA AS "VISITAS" AOS CEINFS, SUAS FISIONOMIAS QUE MAIS PARECEM PESSOAS POSSUIDORES DE MAU CARATER, DEIXANDO TRANSPARECER O ÓDIO E RAIVA.
CRIANÇAS TEM A PERCEPÇÃO DE ANÁLISE DO CARATER DAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE PELO OLHAR.
 
INOCENCIO AMORIM em 13/04/2013 09:16:45
Eu acho que cem dias é muito pouco para ficarem falando mal do prefeito. Acho ele um herói apesar de não ter votado nele, pois trabalhar com tanta gente contra. Os vereadores deveriam trabalhar e não ficar o tempo todo querendo achar uma forma de derrubar o prefeito foram votados para trabalhar a favor de Campo Grande e não a favor de partido. Daqui a 1 a 2 anos poderemos falar bem ou mal da sua administração. Nenhum problema surgiu nestes 100 dias.
 
Soraia de Paula em 13/04/2013 08:44:56
essas crianças choram e de fome, estão passando necessidades, acorda dorminhoco bernado
 
eraldo afonso bento em 13/04/2013 08:17:17
Engraçado isso, porque os senhores vereadores nao faziam visita na gestao do governo anterior, acorda Campo Grande. Deixa o bernal trabalhar sr.vereadores.
 
magno sousa em 12/04/2013 23:18:14
Atitude ditatorial emitida pela Secretaria de Assistência Social, desculpa totalmente repugnante e, tosca, não balizada nos princípios republicanos, sendo que, jamais deve um Poder impedir o acesso de qualquer outro Poder no exercício na administração, porque o Estado Democrático de Direito tem em sua essência, o Poder Executivo, na qual, a Secretaria agora faz parte, o Legislativo, os Vereadores se incluem e, o Poder Judiciário, que no caso em tela, ou seja, no âmbito municipal não se aplica. Difícil.
 
Ildo Miola Junior em 12/04/2013 22:59:47
Engraçado!!!!!!!!!!!!! mas por que não tá indo lanche pro CEINF???????????Na escola que dou aula ( do município) não falta lanche e nem fruta. Mande esses vereadores trabalharem .
 
Maete Ferreira em 12/04/2013 22:53:40
Sabe porque o Bernal não vai as creches ver as criaanças chorarem!!!!!! Eporque ele tem oque comer em casa...enquanto as crianças..............Como pode uma pessoa acabar com uma cidade em 100 dias.....arrogância,prepotência não andam junto com a população.....Mas cara!!! foram eles que colocaram o homem no poder..
 
CLaudia Moraes em 12/04/2013 22:21:25
É lamentável esse comportamento dos nossos vereadores, em vez de trabalharem a favor da população, estão atrapalhando nosso trabalho, nossa cidade, talvez deveríamos ter novas eleições para vereadores, e quem sabe conseguiriamos pessoas interessadas no bem estar da população. Pensemos nisso, temos como arma o nosso voto, deveríamos ter eleito quem se preocupa com a nossa cidade, e não quem está preocupado com as ações do prefeito, com tantos cortes de verbas que os próprios vereadores fizeram no orçamento da prefeitura, o Bernal ta fazendo milagre.
 
Simone Silva em 12/04/2013 21:29:16
minha filha esta na escola a 4 anos e sempre o lanche na escola qual foi?? ham adinhe.
arroz e salsicha.é bem mais barato né salsicha de quinta e um arroz bem barato assim sobra mais no bolso do prefeito
as ruas entao da vergonha tudo obra do governo passado.minha filha sempre dou lanche a ela levar. quando as crianças pasaram mal ai melhorou o prefeito foi la na escola
iorgut , leite com toddy bolacha ai 20 dias depois tcham dalhe salsicha nas crianças
esse fdp do governo anterior foi pior coisa em campo grande.
o bernal vai consertar o que tinham tampado com peneira.
eles estao loco tirar ele do poder , abre o olho povo vamos deixar não.
 
adriano santos em 12/04/2013 21:26:21
concordo com a maria lucia os vereadores nunca tiveram preocupacao em visitar ceinf e tampouco resolver problemas que tem, os ceinf estao sucateados, nao tem mesa,cadeira,brinquedos e nao é da epoca do atual prefeito, se existe um culpado de estar assim é o prefeito anterior porque nunca se importou ,acho que os senhores vereadores deveriam trabalhar mais e ficar fazendo estas picuinhas,oque voces tao querendo com isso?
 
Mariana souza em 12/04/2013 20:24:42
Nossa O Cara Entra a 100 Dias e Ele causou T.d. Esse Problema em CG?
é Muito peso Para Apenas Uma Pessoa.
Será q Esses Problemas Já Não Existi a Anos?
Ninguém é tão cego Assim.
Por que será essa Briga?
Se for assim sempre q um novo Prefeito Entrar na Prefeitura. Será que Vai sobrar um pra Contar historia? E vereadores Será q Eles São Todos certinhos?
Eu Mesmo Duvido de Ambos, Vivemos em Um Mundo (Planeta) q nem o tempo mesmo sabe quando chove ou faz Sol..
Amigo Mesmo só PAI e MAE.


 
Fábio Souza em 12/04/2013 20:12:47
O povo não queria mudanças???? Taí. A menininha do horário eleitoral não falava que a cidade estava destruída??? Chamem ela para dar seu depoimento agora.
 
Maria Brasil em 12/04/2013 19:30:34
Nossa que situação hein ....mas é pura verdade não tem frutas mais nos ceinfes!!!! as crianças comem pão ou bolacha com chá porque leite ta racionado!!! a ai Bernal!! até o leite das crianças??? me revolto com isto que saudades do Nelsinho!!!! volta ex prefeito!!! senhor governador socorro!!!!! estão judiando até das crianças....
 
Eliane da Silva em 12/04/2013 19:21:11
Fui conselheira do conselho municipal de alimentação escolar por dois mandatos, no governo passado eu tenho fotos dos tomates podres que encontramos em varias escolas. Tenho como comprovar tenho os relatorios das visitas. Mas o mais engraçado que os mesmos vereadores q agora estão visitando os CEINF´s não fez visitas na época, vaziam q não sabiam dos problemas com a merenda escolar, e que não era só com os hortifrtui, mas com a carne moída, carne de avestruz, feijão ....... Na ocasião até me tiram do conselho por estava falando demais.
 
Marina Silva em 12/04/2013 19:14:25
A falta da merenda faz chorar, o abandono que se já existia AUMENTOU, faz chorar, o DESCASO desta Administração faz CHORAR não só as criancinhas, mas todos nós que acreditamos em mudança para melhor, CHORA CAMPO GRANDE ou CAOSPO GRANDE, que o nosso futuro é assutador com este....BERNAL.
 
André Lima em 12/04/2013 18:56:12
É vergonhosa a situação criada por está comissão de assistência, pois os ceinfs encontram-se abandonados a muito tempo, por que só agora voltaram os olhos para as crianças, a situação caótica relatada pelo vereador é resultado de anos sem manutenção, muitas diretoras sabem que atraso na entrega de alimentos sempre houve, matagal sempre houve, falta de material de limpeza também, só quem vive a realidade diária do CEINF sabe do que estou falando, agora dizer que é de três meses para cá é MENTIRA. Em 2012 um pai cortou a grama do meu CEINF . PAREM de usar os CEINFS COMO ALVO, nós profissionais que trabalhamos nos ceinfs precisamos de reconhecimento e valorização por parte do legislativo, não merecemos essa exposição negativa que gera insegurança para os pais das crianças atendidas.
 
Maria Lucia Oliveira em 12/04/2013 18:12:08
Que absurdo utilizarem-se de crianças para suas campanhas!!!
 
Paula Lima em 12/04/2013 18:02:28
Nessa briguinha de marido e mulher, quem esta perdento e muito e a população. Esta na hora de ambas as partes sentarem, e se acertarem em prol da sociedade. População: vamos abrir os olhos e verificar quem realmente esta lutando pela cidade e quem esta lutando pelos próprios($$) interesses.
 
Helio Gomes em 12/04/2013 17:25:47
bernal nal nal nal!!!!! e o bernal?!?!?!
 
carlo mendonça em 12/04/2013 17:03:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions