ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sem proposta de Bernal, professores definem greve nesta terça-feira

Antonio Marques | 25/04/2016 19:18
O prefeito Alcides Bernal disse que vai enviar novo projeto à Câmara com a proposta de 2,79% de reajuste para evitar a greve dos professores (Foto: Fernando Antunes)
O prefeito Alcides Bernal disse que vai enviar novo projeto à Câmara com a proposta de 2,79% de reajuste para evitar a greve dos professores (Foto: Fernando Antunes)

Os professores Reme (Rede Municipal de Ensino) decidem na manhã desta terça-feira (26), durante assembleia da categoria na ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), se iniciam a greve imediatamente ou na quinta-feira, 28. O prazo para o prefeito, Alcides Bernal (PP), enviar uma resposta à proposta de reajuste venceu nesta segunda-feira (25).

Conforme o presidente da ACP, Lucílio Nobre, o indicativo de greve foi deliberado no último dia 11, e na ocasião, a categoria definiu que entraria em greve a partir do dia 26 de abril, caso o prefeito continuasse ignorando os professores. “Até o momento não recebemos qualquer manifestação da prefeitura. Já enviamos 11 ofícios e nenhum foi respondido. Tivemos 13 reuniões desde que o Bernal voltou, mas nada de concreto foi oferecido”, reclama ele.

No início do mês, o prefeito encaminhou um projeto de lei de reajuste aos 22 mil servidores municipais. No entanto, como a forma de pagamento do reajuste de 9,57% não foi bem negociada com os sindicatos do funcionalismo, os vereadores rejeitaram o projeto. Com isso, a prefeitura ficou impedida de reenviar outra proposta ao Legislativo por conta da legislação eleitoral, que proíbe reposição salarial maior que a inflação do ano da eleição seis meses antes do pleito.

Dessa forma, criou-se um impasse sobre o índice de reajuste a ser reencaminhado à Câmara Municipal. Bernal disse que consultaria o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sobre a possibilidade de nova interpretação da legislação, em que poderia ser considerado o ano anterior ao mês do reajuste. Com a negativa do Tribunal em responder, o prefeito decidiu enviar novo projeto de lei aos vereadores, porém com o índice de 2,79%, que refere-se ao INPC-E (Índice Nacional de Preço ao Consumidor – Especial) dos meses de janeiro a março de 2016.

Os professores, por exemplo, cobram 11,36% de aumento em 2016, além dos 13,01% referentes a 2015, que a categoria não recebeu. Esses índices são definidos anualmente seguindo a Lei 11.738/2008, que criou o piso salarial nacional da categoria. Ou seja, a prefeitura deveria cumprir a legislação nacional, conforme reivindicado pela ACP, mas Lucílio Nobre disse que Bernal não foi capaz de concretizar sequer uma proposta de negociação.

O presidente da ACP critica o fato de o prefeito não ter dialogado com a comissão de negociação o projeto de lei encaminhado ao Legislativo. Durante evento na tarde de hoje, Bernal disse que estaria encaminhando novo projeto à Câmara com o índice de 2,79%, conforme ofício enviado pelo sindicato. “Vou enviar a pedido do próprio sindicato”, declarou, acrescentando que vai acertar o vale alimentação e a progressão funcional voltará a ser paga a partir de maio.

No entanto, Lucílio nega veementemente o envio de tal documento. “No último dia 20 enviamos ofício ratificando a proposta do início de fevereiro e até agora nada de resposta, que trata sobre o pagamento da reposição dos dois últimos anos”, afirmou.

De acordo com o sindicato, na assembleia desta terça-feira deve ser definido o cronograma da greve e as atividades a serem realizadas. Lucílio lembra que, apesar do indicativo de greve já existir, não foi feito a comunicação da paralisação, conforme exigência da legislação, justamente na expectativa de uma resposta do prefeito.

Nos siga no Google Notícias