A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

07/04/2015 15:28

Sem segurança, postos e creches são depredados e destruídos por ladrões

Michel Faustino e Renan Nucci
Creche no Dom Antônio foi furtada e depredada por vândalos no último fim de semana. (Foto: Marcelo Calazans)Creche no Dom Antônio foi furtada e depredada por vândalos no último fim de semana. (Foto: Marcelo Calazans)

Em menos de 15 dias, ao menos um posto de saúde e um Ceinf (Centro de Educação Infantil) foram furtados e depredados por vândalos na região dos bairros Parque do Sol e Lageado, na saída para São Paulo. A ação dos criminosos é atribuída pelos moradores à falta de segurança nas unidades, principalmente no período noturno.

O registro mais recente foi no último fim de semana. Televisor, aparelho de DVD, móveis e até materiais de limpeza foram furtados de dentro do Ceinf Ramza Bedoglin Domingo, no Dom Antônio Barbosa.

Para a confeiteira Maria Eluiza Zacaria dos Santos, 40 anos, a ação foi resultado da falta de segurança na unidade, que segundo ela, está a merce de vândalos e criminosos. A confeiteira ressalta que a unidade era resguardada por agentes da Guarda Civil Municipal, e hoje, vive o ônus do “abandono”.

“Os marginais, que muitas vezes são moleques da própria região, aproveitam que não tem segurança, não tem Guarda Municipal nem nada e entrar para roubar. Isso é ruim porque prejudica tudo”, disse.

Maria conta que precisou faltar o serviço nesta segunda-feira para cuidar do filho de 04 anos, que é matriculado na unidade.

“A creche ficou fechada porque precisava reparar lá. Ai não teve jeito, eu precisei faltar o trabalho, mas não é só por causa disso também. A gente sabe se tivesse alguém cuidado evitaria esse tipo de situação. E essa não foi a primeira vez. No fim do ano mesmo, um monte de moleque entrou lá e quebrou cadeado, bagunçou e a gente não pode fazer nada”, finalizou.

Na madrugada do dia 21 de março, o posto de saúde do Parque do Sol também foi invadido e depredado. Na ação as janelas da Unidade Básica de Saúde Dr. Benjamin Asato foram quebradas. Não havia guarda para impedir a ação do vândalo.

Dezenas de agulhas, seringas e luvas foram jogadas pelo chão, inclusive, na área externa. Material esterilizado, como tesouras, também foi espalhado pelo prédio.

Medidas de segurança– Por meio da assessoria de comunicação, a Guarda Municipal garantiu que em virtude dos últimos acontecimentos, alguns agentes já estão sendo reconduzidos para o patrulhamento de unidades de saúde, Ceinf's e escolas. A quantidade e locais não foram informados.

No caso do Ceinf Ramza Bedoglin Domingo, no Dom Antônio Barbosa, invadido no último fim de semana, a Guarda garantiu que desde ontem a unidade já conta com patrulhamento fixo 24h.

Já na Unidade Básica de Saúde Dr. Benjamin Asato, no Parque do Sol, o patrulhamento já está sendo feito há cerca de dez dias, segundo a assessoria de imprensa da Guarda.



LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014. senhora Andreia e senhor TOYOSHI SATO e o verdadeiro papel ta nessa lei senhor Adenir Verissimo do Nascimento é só ler. e o senhor edinho é so ler. e outra quando tinha guarda em creches e escola os diretores e funcionario reclamavam para que guarda eles nao fazem nada agora estao com saudades de quem nao servia pra nada.
 
odilon em 08/04/2015 09:54:21
quando tinha guarda os diretores e funcionarios diziam pra que guarda aqui, guarda nao faz nada só serve pra dormir. faltou agora agora reclamem.kkkkkk
 
odilon em 08/04/2015 09:47:40
Cade a guarda municipal, ao em vez de colocar eles pra fazer o serviço da policia e do agentes de transito é só fica em seu devido posto...cuidar dos nossos patrimônios.
 
Andreia em 08/04/2015 08:36:06
É preciso que fiquemos atentos, além dos prejuízos materiais, isso atrasa o funcionamento dos postos. Temos que saber pq desviaram a gda da função dela, que é zelar por todo esse patrimônio. E pq os vereadores fecham os olhos p/ essa questão.
 
Joaquim em 08/04/2015 02:27:37
Mas a população está acompanhando o desvio de função que fizeram c/ os gm. E os vereadores permitem porque? Vamos calcular o que é furtado, pois sai do nosso bolso.
 
Joaquim em 08/04/2015 02:23:20
os senhores vereadores estão se omitindo desse problema, pois não exigem do prefeito uma atitude. primeiro, essa guarda tem a obrigação de cuidar do patrimônio como escolas, creches, ceinfs, Postos de saúde, terminais e outros órgãos do município, Mesma com Lei Federal esses guardas recebem do município para guardar o município. Segurança Policial é competência de quem tem PODER de Polícia, como PM, Polícia Civil, PMA, PRF, PF. guarda não é Polícia.
 
edinho em 07/04/2015 21:05:34
Guarda Municipal é para isso!
Ficam tentando fazer o serviço de outros órgãos e não cuidam de seus deveres.
 
TOYOSHI SATO em 07/04/2015 17:38:51
Recentemente houve um problema entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal na Rodoviária antiga, aonde uma pessoa denunciou os Guardas.
Temos que pedir para as autoridades reverem qual é realmente o papel da Guarda Municipal .Conforme declaração do Presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM e BM Senhor Edmar.
Se os Postos e creches estão sendo depredados alguma coisa esta errada, aonde estão os Guardas Municipais.
.
 
Adenir Verissimo do Nascimento em 07/04/2015 16:33:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions