ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Sem ser notificada, Prefeitura já anunciou recurso contra tarifa da água

Desembargador derrubou decreto editado pelo município, que previa a extinção da taxa

Mayara Bueno | 23/11/2018 13:37
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).

A Prefeitura de Campo Grande vai entrar com um pedido de suspensão de liminar para tentar anular a decisão que derrubou a extinção da tarifa mínima cobrada pela água e esgoto. A decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) favorece a Águas Guariroba, concessionária do serviço na Capital.

“Vamos recorrer” afirmou o chefe do Executivo municipal, Marquinhos Trad (PSD) nesta sexta-feira (dia 23). Contudo, o município precisa primeiro ser notificado pela Justiça para poder entrar com o recurso.

A decisão é de meados de novembro, mas foi divulgado no Diário da Justiça nesta semana. A Águas alega que a extinção provocou desequilíbrio no contrato com o município e que a decisão de extinção foi unilateral da Prefeitura.

De outubro de 2017, o decreto previu a redução da tarifa mínima, até então em R$ 75, pela metade em janeiro deste ano. No primeiro mês de 2019, a ideia era que a tarifa mínima fosse extinta de vez. Ou seja, os consumidores pagariam pelo que consumissem, sem nenhuma tarifa mínima.

De lá para cá, decisões judiciais mantiveram o decreto ou derrubaram. Há quatro meses, pelo menos, o mínimo cobrado era R$ 40, em média.

A reportagem procurou a concessionária para saber se a decisão já vai vir maior em dezembro ou no outro ano. Ainda não obtivemos resposta.

Decisão 

Em sua determinação de agora, o desembargador Marcos José de Brito Rodrigues lembra decisão anterior, de sua autoria, em que afirmou que a extinção gradativa mínima, “embora pudesse ser decretada unilateralmente e num exato momento, só deveria ter validade ou produzir efeitos após o encerramento de equilíbrio econômico-financeiro”.

Tal estudo, que na prática poderia resultar em um aumento do contrato entre a Prefeitura de Campo Grande e Águas, não foi feito. O desembargador lembra, ainda, que a concessionária é uma empresa, portanto, visa o lucro.

“Assim, uma vez extinta a cobrança de tarifa mínima de água e esgoto, deve-se simultaneamente readequar o valor da tarifa mínima normal, sob pena de incorrer em quebra de equilíbrio inicial do contrato e, consequentemente, diminuição dos lucros”.

 

Nos siga no Google Notícias