ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Semadur vai retirar as antenas irregulares e deve aumentar cai cai

Zana Zaidan | 17/07/2014 19:30
Borges dos Santos afirmou que operadoras têm antenas irregulares na Capital (Foto: Marcelo Calazans)
Borges dos Santos afirmou que operadoras têm antenas irregulares na Capital (Foto: Marcelo Calazans)

Apontada como um dos fatores que geram o “cai cai” nas ligações entre celulares, a falta de antenas das operadoras para melhorar o sinal pode se agravar em Campo Grande, caso não seja providenciada a instalação de novas. Isso porque, segundo a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), vários dos equipamentos estariam irregulares e as empresas receberam notificação para retirá-los.

O secretário da pasta, João Alberto Borges dos Santos, divulgou a informação durante audiência da CPI da Telefonia, realizada hoje (17). A Semadur foi chamada depois que as operadoras alegaram não conseguir instalar novas antenas por causa da legislação de Mato Grosso do Sul, que seria impeditiva. No entanto, os esclarecimentos foram prestados pela secretaria que atua no âmbito da Capital.

Conforme Santos, 40 processos de pedidos de instalação aguardam liberação, enquanto há “diversas” notificações para que as empresas retirem antenas já colocadas. O número exato não foi informado pelo secretário durante o depoimento à CPI. Uma das irregularidades, exemplificou, são equipamentos instalados a menos de 500 metros de distância um do outro, ou próximos de escolas, cuja legislação local proíbe.

Antenas – As empresas não informaram quantas antenas existem no Estado, mas, durante a CPI, se comprometeram a instalaram novas até o final do ano. A Vivo anunciou 12 e a Claro – a mais reclamada nos órgãos de defesa do consumidor - 226. Oi e Tim não especificaram o número de equipamentos ao anunciar investimentos.

Na audiência de hoje, foram ouvidas ainda a empresa Net e a Anatel (Agência Nacinal de Telefonia), além da presença de representantes do MPE, Procon/MS e Defensoria Pública.

(Matéria editada para correção de informações)

Nos siga no Google Notícias