ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sesau convoca público alvo para último dia de vacinação contra gripe

Paula Vitorino e Luciana Brazil | 01/06/2012 09:42

Índice de imunização está baixo, com 68% de cobertura apenas

Hoje é último dia para público alvo tomar a vacina. (Foto: Minamar Júnior)
Hoje é último dia para público alvo tomar a vacina. (Foto: Minamar Júnior)

Termina nesta sexta-feira (1) o período de vacinação gratuita contra a gripe, mas em Campo Grande apenas 68% do público alvo foi imunizado e a Secretaria de Saúde convoca as pessoas que fazem parte do grupo de risco a comparecer até às 17h em uma das unidades básicas de saúde.

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da Sesau, Erci Hirota, esse é o ano que a campanha teve o pior índice de imunização desde o início 1999, quando foi realizada a primeira ação.

O público alvo é formado por idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da área de saúde e indígenas. A Sesau estima que o grupo com menor índice de imunização foi o de indígenas, já a maior cobertura foi entre os profissionais de saúde, com 95%.

Erci ressalta que a vacinação é imprescindível para o público alvo, que está mais suscetível ao vírus da gripe, e que a vacina é totalmente segura. “Não tem contra-indicação. Desde que começamos a vacinação o número de internações e casos graves diminuíram”, diz.

Ela lembra que 1999 duas gestantes morreram vítimas de gripe H1N1 e por isso a prevenção é fundamental.

A aposentada Mafalda, de 74 anos, sabe da importância e todo ano comparece vai até uma unidade de saúde para tomar a vacina.

“Desde que comecei a tomar nunca mais peguei uma gripe tão forte. Sempre tinha pneumonia e depois nunca mais tive”, conta.

Outros grupos - Por conta do baixo índice de cobertura da vacinação, a Sesau irá iniciar imunização de outros grupos de risco assim que prazo da campanha oficial terminar.

Poderão receber a vacina: diabéticos, renais crônicos e pacientes com baixa imunidade. A vacinação para esse grupo de pessoas será aberta a partir de segunda-feira, em todas as unidades básicas de saúde.

Nos siga no Google Notícias