A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/06/2012 09:42

Sesau convoca público alvo para último dia de vacinação contra gripe

Paula Vitorino e Luciana Brazil

Índice de imunização está baixo, com 68% de cobertura apenas

Hoje é último dia para público alvo tomar a vacina. (Foto: Minamar Júnior)Hoje é último dia para público alvo tomar a vacina. (Foto: Minamar Júnior)

Termina nesta sexta-feira (1) o período de vacinação gratuita contra a gripe, mas em Campo Grande apenas 68% do público alvo foi imunizado e a Secretaria de Saúde convoca as pessoas que fazem parte do grupo de risco a comparecer até às 17h em uma das unidades básicas de saúde.

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da Sesau, Erci Hirota, esse é o ano que a campanha teve o pior índice de imunização desde o início 1999, quando foi realizada a primeira ação.

O público alvo é formado por idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da área de saúde e indígenas. A Sesau estima que o grupo com menor índice de imunização foi o de indígenas, já a maior cobertura foi entre os profissionais de saúde, com 95%.

Erci ressalta que a vacinação é imprescindível para o público alvo, que está mais suscetível ao vírus da gripe, e que a vacina é totalmente segura. “Não tem contra-indicação. Desde que começamos a vacinação o número de internações e casos graves diminuíram”, diz.

Ela lembra que 1999 duas gestantes morreram vítimas de gripe H1N1 e por isso a prevenção é fundamental.

A aposentada Mafalda, de 74 anos, sabe da importância e todo ano comparece vai até uma unidade de saúde para tomar a vacina.

“Desde que comecei a tomar nunca mais peguei uma gripe tão forte. Sempre tinha pneumonia e depois nunca mais tive”, conta.

Outros grupos - Por conta do baixo índice de cobertura da vacinação, a Sesau irá iniciar imunização de outros grupos de risco assim que prazo da campanha oficial terminar.

Poderão receber a vacina: diabéticos, renais crônicos e pacientes com baixa imunidade. A vacinação para esse grupo de pessoas será aberta a partir de segunda-feira, em todas as unidades básicas de saúde.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions