A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

15/10/2015 08:25

Sesau promove ações para marcar Dia de Combate à Sifilis Congênita

Antonio Marques

Com 533 casos de sífilis notificados em Campo Grande neste ano, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), sob a coordenação do Programa Municipal de DST/AIDS, realizará, na próxima semana, ações em saúde para marcar o dia alusivo ao combate à sífilis congênita, 17.

Entre os dias 19 a 23, as equipes do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) irão disponibilizar o teste rápido de sífilis, além de aconselhamento em DST em pontos descentralizados.

Conforme a Sesau, de janeiro a setembro deste ano, de 533 casos encontrados na Capital, 298 pessoas foram notificadas para sífilis adquirida (população geral com diagnóstico confirmado para sífilis), 158 notificações de sífilis em gestantes (grávidas diagnosticadas com sífilis). No caso da sífilis congênita, foram notificadas 77 casos (crianças que possivelmente nasceram com sífilis, infectadas durante a gestação).

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias.

A sífilis congênita pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, os seguintes sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.

Atendimento - De acordo com o cronograma da Sesau, as ações acontecem no dia 19 de outubro, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) no Distrito Sanitário Sul. No dia 20 de outubro em período integral, no Distrito Sanitário Oeste, na UBSF Serradinho. No dia 21 de outubro, acontece no Distrito Sanitário Leste, na UBSF Itamaracá, em período integral.

Já no dia 22 de outubro, a equipe estará na UBS Dona Neta, em período integral. No Distrito Sanitário Norte, a ação acontece no dia 23 de outubro, na UBSF Nossa Senhora das Graças, no período vespertino. Quem comparecer aos locais e fizer o teste receberá um brinde alusivo à data.

Serviço - O CTA mantém atendimento rotineiro na sua sede localizada na rua Anhanduí, 290, bairro Amambaí. No local, além do teste de sífilis presta serviço em diagnóstico de DST (Doença Sexualmente Transmissível) de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11 horas e das 13 horas as 16h30min.

Mais informações sobre os locais de atendimento podem ser acessadas no endereço da Sesau na Internet http://www.capital.ms.gov.br/sesau/canaisTexto?id_can=3132.

Teste rápido para HIV e sífilis é mantido pela Justiça
Às vésperas de lançar o teste rápido para HIV e sífilis, o governo conseguiu vitória na Justiça em uma ação que ameaçava o programa destinado às pess...
Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions