ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

STJ manda Bob’s de Mato Grosso do Sul informar que glúten faz mal a celíacos

A decisão deverá ser acatada por todos os restaurantes da rede em Mato Grosso do Sul

Geisy Garnes | 01/03/2019 15:59
Determinação vale para todos os restaurante do Estados (Foto: Divulgação)
Determinação vale para todos os restaurante do Estados (Foto: Divulgação)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que os restaurantes da rede Bob’s no Mato Grosso do Sul exemplifiquem nos rótulos dos produtos que o glúten presente nos alimentos é prejudicial à saúde dos doentes celíacos.

Segundo o jornal a Folha de S. Paulo, a ação foi movida inicialmente por um grupo de aposentados do Estado, mas foi derrotada em instância inferior. O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), no entanto, recorreu da decisão e levou o caso para o STJ.

Na decisão, a relatora do caso, a ministra Maria Isabel Gallotti, considerou que apenas explicitar a presença do glúten não é suficiente e por isso determinou que seja feita a advertência correta, clara, precisa e ostensiva sobre o dano que o item acarreta à saúde dos intolerantes à substância.

Para a defesa de rede de restaurante, afirmou que já havia o texto necessário sobre o glúten nas embalagens. “O tribunal admitiu as razões do MP e entendeu ainda que deve prevalecer o aviso na embalagem – já havia o texto sobre o glúten, mas além disso haverá a explicação que é prejudicial aos celíacos, algo que eles já sabem”, detalhou o advogado Feliz Jayme da Cunha, ao jornal.

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten – proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte – e pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.

Nos siga no Google Notícias