ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Supermercados abrem e lojas de shoppings atendem remotamente no feriado

Confira a lista de serviços que vão funcionar ou não, de acordo com o decreto estadual e na Sexta-feira Santa

Anahi Zurutuza e Giovana Martini | 30/03/2021 11:04
Supermercados e farmácias podem receber clientes e também utilizar o sistema delivery (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Supermercados e farmácias podem receber clientes e também utilizar o sistema delivery (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Após o primeiro fim de semana com o novo decreto estadual valendo, muitas ainda são as dúvidas sobre as restrições de atividades e circulação pelas ruas de todos os municípios de Mato Grosso do Sul: quem pode abrir? E de que forma pode atender? Nesta semana, ainda tem feriado, a Sexta-feira Santa deve restringir mais ainda o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Confira abaixo como ficam algumas atividades até 4 de abril, quando vence o decreto nº 15.638, publicado no dia 24 de março de 2021, no Diário Oficial do Estado.

Toque de recolher: Continua proibida a realização e eventos, funcionamento de estabelecimentos comerciais e a circulação de pedestres e veículos pelas ruas de todo o Estado das 20h às 5h até sexta-feira, dia 2. O toque de recolher começa às 16h e termina às 5h no próximo sábado e domingo. É permitido o translado apenas de pessoas que trabalhe nos serviços considerados essenciais pelo decreto, atendimentos por delivery ou em caso de situação de emergência (como ir a uma farmácia).

Farmácias: As restrições de horário não se aplicam ao funcionamento de farmácias e drogarias, que podem atender presencialmente, por drive thru e delivery.

Comércio:  O comércio em geral fecha sexta-feira, por se tratar de feriado. Mas, de acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande, cada empregador decide se convoca os funcionários para trabalhar, mediante pagamento de horas extras ou compensação com folgas. As lojas, porém, não podem abrir as portas para receber clientes, por força do decreto estadual. Os pedidos podem ser feitos pelo consumidor remotamente para entrega, com exceção  do  setor alimentício, que pode trabalhar normalmente. No Centro, por exemplo, a lojas Americanas trabalham de portas abertas, inclusive na sexta, enquanto as Casas Bahia e as unidade da Pernambucanas fecham e só retomam as vendas às distância no sábado e domingo.

Supermercados: Funcionam normalmente, dentro das regras de biossegurança e desde que operem com 50% da capacidade.

Shoppings: 

  • Shopping Campo Grande - O centro comercial mais antigo da Capital segue fechado, com alguma lojas dos segmentos autorizados por delivery, respeitando o horário de 10h às 20h em dias úteis e de 10h às 16h nos fins de semana. Apesar de ser feriado, lojas do centro comercial atenderão remotamente das 10h às 20h na sexta-feira.
  • Shopping Bosque dos Ipês - Funcionam apenas as lojas que operam pelo delivery, respeitando os horários do toque de recolher em dias úteis, no feriado e fim de semana. Ou seja, até sexta, o atendimento se encerra às 20h e no sábado e domingo, às 16h.
  • Shopping Norte Sul - Funciona o sistema de compra por drive-thru, com o cliente entrando em contato previamente com a loja e buscando seu produto no estacionamento do shopping. Lojas também atendem por delivery até a Quinta-Feira Santa das 10h às 20h. Na sexta, o funcionamento é facultativo e, portanto, parte recebe pedidos de clientes remotamente, parte não. No sábado e domingo, o atendimento será das 10h as 16h para respeitar o toque de recolher.
  • Pátio Central - Ficará fechado até o dia 4.

Bancos: Nas agências bancárias estão permitidos apenas serviços de pagamento, crédito e saque, através do autoatendimento. O atendimento presencial só será permitido em casos de atividades administrativas internas nessas unidades e pagamentos exclusivos de benefícios da seguridade social (assistência social, previdência e saúde), como: vale renda, bolsa família, pensões e aposentadorias, de acordo com os calendários oficiais. Na Sexta-feira Santa, Sábado Santo e Domingo de Páscoa, porém, bancos não abrem.

Lotéricas - Estão fechadas e permanecem assim até o dia 4.

Postos de saúdeNo feriado e fim de semana, as unidades 24 horas funcionam normalmente. Já as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) só abre na sexta e no sábado para a a vacinação contra a covid-19. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) ainda vai divulgar a lista de postos de saúde que vão receber  o público-alvo da campanha.

Cartórios: Estão na lista de atividades essenciais e, portanto, abrem até quinta-feira, mas como de praxe, fecham no feriadão.

Ônibus: As linhas de ônibus vão operar no feriado como nos fins de semana, até às 20h. Depois deste horário, os veículos do transporte coletivo só saem dos terminais para atender aos trabalhadores das atividades essenciais cadastrados. Os passageiros que necessitarem trafegar após as 20h nos dias de semana ou na próxima sexta, e após as 16h no sábado e domingo, devem realizar um cadastro no site do Consórcio Guaicurus para terem sua viagem autorizada. Mais informações pelo 3316-6600.

Delegacias: Serviços de segurança pública seguem normalmente e funcionando de forma presencial. No entanto, no feriado e fim de semana, o atendimento fica concentrado nas Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e do Cepol (Centro Especializado de Polícia Integrada).

Órgãos públicos: Seguem de portas fechadas, atendendo remotamente até hoje (31), no caso dos órgãos estaduais, já que o Governo de Mato Grosso do Sul decretou ponto facultativo para esta quinta-feira, dia 1º de abril.

Veja mais no gráfico sobre quais atividades podem funcionar normalmente até o domingo, dia 4: 

Atividades permitidas entre 26 de março a 4 de abril
Atividades permitidas entre 26 de março a 4 de abril


Nos siga no Google Notícias