ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

SUS não tem pulmão artificial "famoso” na luta de Paulo Gustavo

Em Campo Grande, a terapia Ecmo só é ofertada em hospitais privados

Aline dos Santos | 05/04/2021 12:56
Ator Paulo Gustavo passa por tratamento com pulmão artificial. (Foto: Reprodução/Instagram)
Ator Paulo Gustavo passa por tratamento com pulmão artificial. (Foto: Reprodução/Instagram)

A torcida pela recuperação do ator Paulo Gustavo, protagonista de “Minha Mãe é uma Peça” e que desde 13 de março luta contra a covid-19, tornou popular a sigla Ecmo (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).

No entanto, o pulmão artificial não existe no SUS (Sistema Único de Saúde) de Campo Grande. A terapia só é ofertada em hospitais privados, que atendem particular e convênios. Para quem pode pagar, o custo médio é de R$ 30 mil.

“Por se tratar de um tratamento de custo muito elevado, tanto no valor da máquina quanto no da equipe a ser empregada para acompanhar um único paciente, não está disponível ao SUS até o momento”, informa a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Ainda de acordo com a secretaria, a máquina é de uso experimental para o tratamento da covid-19 e substitui os pulmões. A exemplo da hemodiálise, quando uma máquina filtra o sangue de renais crônicos, a Ecmo deixa os pulmões em repouso, um “respiro”, na recuperação pela covid, que tem uma das características ser agressiva com o sistema respiratório.

Unidade do Proncor na Chácara Cachoeira, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Unidade do Proncor na Chácara Cachoeira, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Na Capital, a reportagem apurou que máquina é encontrada, por exemplo, na Santa Casa (mas não pelo SUS), Hospital da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), Hospital da Unimed e Proncor.

Dois pacientes com covid-19 utilizaram a terapia no Proncor. Um foi transferido para prosseguir com o tratamento em São Paulo e o outro faleceu.

O Hospital da Unimed informou nesta segunda-feira que até o momento, nenhum paciente com covid, internado na unidade hospitalar, teve indicação clínica para utilização da terapia.

De acordo com a Santa Casa, o aparelho já foi usado em alguns casos de cirurgia cardiovasculares. Mas a utilização não é custeada pelo SUS.

Situações extremas –  Os ventiladores mecânicos levam o ar para os pulmões, onde a respiração é feita pelo paciente. Já a Ecmo assume a função dos órgãos, fazendo as trocas gasosas.

“A Ecmo é uma membrana extracorpórea de respiração, usada em situações extremas. Onde o sangue  vai para fora do organismo do paciente, entra no aparelho, é oxigenado e se retira o gás carbônico”,  afirma o presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Mato Grosso do Sul e médico no HU (Hospital Universitário), Henrique Ferreira de Brito.

A circulação do sangue para fora do corpo é feita por meio de dois cateteres. Nesta dinâmica, a máquina faz troca gasosa, onde sai gás carbônico e entra o oxigênio, que mantém o organismo em funcionamento.

O cirurgião torácico Oswaldo Gomes Júnior, do hospital Albert Einstein, explica que a Ecmo tem duas modalidades: venovenosa e venoarterial. “A venoarterial pode substituir pulmão e coração. A venovenosa substitui o pulmão do paciente, que é mais comum nessa pandemia. A indicação de Ecmo é muito precisa e muito restrita. São pacientes graves, com comprometimento pulmonar muito importante”, afirma o médico.

O paciente fica o tempo todo ligado á máquina. O tempo varia, em média, de sete a dez dias, mas pode chegar a um mês. “A Ecmo não é um tratamento, mas serve para dar um tempo para o pulmão do paciente se restabelecer”, destaca Oswaldo Júnior.  (Matéria editada para acréscimo de informação)

Nos siga no Google Notícias