A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

22/01/2012 12:30

Tarifa de ônibus deve ter novo aumento e chegar a R$ 2,90 na Capital

Fabiano Arruda e Francisco Júnior

Possibilidade de nova alta no transporte coletivo urbano gera reclamação de usuários

Último reajuste do serviço foi em fevereiro do ano passado. (Foto: Simão Nogueira)Último reajuste do serviço foi em fevereiro do ano passado. (Foto: Simão Nogueira)

A tarifa do transporte coletivo urbano pode sofrer novo aumento e saltar de R$ 2,70 para R$ 2,90 em Campo Grande.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) afirmou ao Campo Grande News neste domingo que encomendou à Agentran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) estudo de planinha que compõe o valor da tarifa para analisar os custos.

Trad garantiu que “seja qual for” o valor que a concessionária do serviço apontar, o reajuste será de reposição da inflação “nos menores índices”, o que não configura aumento, explicou.

Questionado se a nova tarifa atingiria a casa dos R$ 2,90, o chefe do Executivo Municipal não confirmou o valor e chamou atenção para as particularidades do assunto.

Entre elas está a escolha da nova concessão do transporte coletivo urbano da Capital. O edital, segundo ele, já está pronto. “Não podemos deixar a qualidade do serviço cair”, pontuou.

Caso o estudo considere o índice do IPCA-E, que nos últimos doze meses acumula 7,12%, o novo valor da tarifa de ônibus subiria para R$ 2,89, o que arredondaria o custo para R$ 2,90.

Na hipótese de ser levado em conta o IPCA, que nos últimos doze meses acumula 6,5%, o preço para o campo-grandense utilizar o transporte coletivo urbano saltaria para R$ 2,87, valor que poderia ser arredondado para R$ 2,85.

Em fevereiro do ano passado, o preço já havia sofrido reajuste de R$ 2,50 para R$ 2,70 na Capital, alta de 8%.

São Paulo (R$ 3) e Florianópolis (R$ 2,90) têm as tarifas mais caras do País.

Usuária considera muito caro andar de ônibus na Capital. (Foto: Pedro Peralta)Usuária considera "muito caro" andar de ônibus na Capital. (Foto: Pedro Peralta)

Reclamação - A possibilidade de um novo reajuste já provoca queixas aos usuários. A dona de casa Fátima Santos, 57 anos, mostrou indignação. “Deus me livre, R$ 2,70 é de matar”, disse relatando que utiliza pelo menos dois passes por dia. “Com o valor que está já pesa no meu orçamento, imagina se aumentar”.

Para a secretaria Ariane Silva, 23 anos, o serviço melhorou de uns anos para cá, mas não justifica o que ela considera “aumento abusivo”. “Tudo aumenta hoje em dia. É muito caro andar de ônibus em Campo Grande”, afirmou.

O movimentador Paulo Cesar, 20 anos, mora no Jardim Noroeste e utiliza diariamente o transporte coletivo. Para ele, o aumento na tarifa teria que refletir na qualidade do serviço oferecido para os usuários no município.

“Eu espero cerca de 50 minutos para conseguir pegar um ônibus no meu bairro. Tenho que pagar essa tarifa e não vejo as coisas melhorarem”, reclamou.

O também movimentar Murilo Ferreira, 19 anos, engrossou as críticas. “Daqui um tempo vamos ter que trabalhar só para conseguir andar de ônibus na cidade. Está muito caro”.



Com o passe neste valor os moradores das periferia vão fazer sua compra em seu bairro em vez de ir ate centro da cidade.isto mostra a pesquisa em que a população não estão satisfeita com vereadores e Deputados de campo grande.E cade os politico em que nos depositamos nosso voto tão sincero.Isto prova em que ele não estão do lado do povo so na hora das eleições chega ;ta na hora das mudança;
 
Ataide machado em 20/02/2012 03:31:31
É muito mais fácil andar de carro do que pagar esse absurdo de passagem, sou estudante e não concordo em nada com isso, os ônibus da capital não tem comodo nenhum, vivem atrasando e na maioria estão cheios!
 
Murilo Moura em 01/02/2012 03:30:26
isso e um absurdo. daqui uns dias nos vamos ter que escolher entre pagar a tarifa do ônibus ou compra alimentos. ou e pago a passagem ou daqui mais um tempo se continuar aumentando vau ficar sem o arroz da semana.
 
Katitayana Santos em 26/01/2012 11:01:19
O PROBLEMA É QUE TODO MUNDO ACHA ABUSIVO, MAS NGM FAZ NADAAA!!! ESSE COMODISMO É AVASSALADOR ! VAMOS PROTESTAR, VAMOS AGIR, SOMOS NÓS QUE MOVEMOS A CIDADE, O BRASIL, VAMOS CONDUZI-LO DE UMA FORMA QUE NÃO SEJAMOS TÃO VITIMAS!! ACOOORDA BRASIL!
 
AMANDA ROMERO DO ESPIRITO SANTO em 25/01/2012 04:58:06
Bom momento para pensar no que é a ASSETUR, para quê serve e qual seu papel nesse tipo de palhaçada. A mim,supostamente, ela se parece com uma via legal para a prática de cartel e outras situações absurdas. Supostamente, vejam bem. E para os que acreditam nesse SUPOSTO teatro da nova concessão, do edital e da nova concorrência, o Boitatá, o Boi-Bumbá e o Saci supostamente mandaram lembranças.
Aff.
 
Madalena Sortioli em 23/01/2012 12:13:08
Realmente, é um absurdo essa tarifa... Agora querer aumentar para 2,90... Sendo que as condições de transporte publico, não são nem um pouco dignas desse aumento abusivo.... Falar que o transporte melhorou? melhorou pra quem? Pra eles que não foi... eles não precisam ir trabalhar todos os dias de onibus.. é facil pra eles falarem que o transporte é bom.. Fala sério heim seu prefeito...
 
Tamie Andrade em 23/01/2012 12:10:54
isso é um absurdo para a maiora da população que utiliza esse meio de transporte , seja para trabalhar ou estudar estudar etc... Se nós saimos a rua e mobilizasse um protesto quebrando tudo ai com certeza eles pensariam duas vezes antes de aumentar a tarifa , assim como em outras capitais, a população vai as ruas e quebra tudo que ve pela frente
é apenas minha opinião !
 
joaquim tavora em 23/01/2012 11:45:31
LAMENTAVEL UMA DECLARAÇÃO DESSA DO PREFEITO. É A TARIFA MAIS CARA DO PAIS,O SERVIÇO UMA VERGONHA NACIONAL.
PREFEITO 1º O SENHOR AUMENTA O IPTU ABSURDAMENTE
AGORA O SR QUER ARREBENTAR O POBRE, AUSENTANO O ÔNIBUS
EM 2014 NÃO VENHA COM AQUELA CARINHA DE BOM MOÇO, HUMILDIZINHO, PEDINDO VOTO....
 
pedro Souza em 23/01/2012 11:08:40
nossa isso é um abisurdo,se subir o vale trasporte muitas pessoas ñ vai ter nem condiçoes de andar de onibus acho isso errado 2,70 ja é carro agorra 2,90 é um abisurdo!!!!!!!!!!
 
Alex Sandro vilalba em 23/01/2012 10:59:19
precisamos fazer um protesto contra o aumento. o transporte coletivo em Campo Grande está muito precário. as pessoas sofrem para andar de ônibus, ônibus muito tumultuado e ainda precários!
 
rafael hiane em 23/01/2012 10:58:51
Alguem podia responder o que são esses currais humano?, que estão transformando os pontos no centro. Eu fui abordada por um homem bebado me assediando. Não podia sair do ponto e ninguém me deu segurança naquele lugar. São essas as melhorias que a tarifa traz? alguem me responde?
 
Patricia Lima em 23/01/2012 10:43:56
A qualidade no serviço prestado pelas empresas pode ser medida através do aumento substancial no número de motos na cidade, apesar de menos seguro, já que por aqui ninguém respeita ninguém, é mais vantajoso, pela economia de tempo, dinheiro e principalmente de paciência. Não há fiscalização e gde parte dos estudantes usa e abusa, eu não aguento mais, música alta, gritaria, demonstram o abandono.
 
Regiane Silva em 23/01/2012 09:56:50
Sabem como pode ser resumida a situação do transporte público em nossa cidade?
Se cercar vira hospício (e quem comanda esse tipo de ideia de aumento, são os loucos). Se cobrir, vira circo (e nós, infelizmente, somos os palhaços).
 
Laura Costa em 23/01/2012 09:38:09
Absurdoooo, abuso de poder... falta de respeito para com os usuários!!! Tanto quanto o serviço público de saúde!!!! Uma barbaridade. Srs. Vereadores, primeiras damas, prefeito... utilizem esses serviços um mês... e sentirão na pele o que os usuários passam!!!!!!!!!
 
Adriana Souza em 23/01/2012 09:05:10
Nossa cara ja basta nao ter mais show em campo grande agora sobe a passagem aff maria meu deus campo grande esta morrendo
 
thays Fernanda em 23/01/2012 09:01:37
nossa... caramba do que adianta subir o salario se sobe tudo... e outra is onibos vai continua estragando lotados e com os bancos iper duros... se pelomenos aumentasse a passagem mais colocase mais onibos e onibos confortaveis... agora parece que eles tira os onibos ... e pq eles anda de carrao no arcondicionado nao sabe o que é anda ne um onibos lotado e ainda paga caro para anda nele..
 
thays Fernanda em 23/01/2012 08:55:05
Isso é uma vergonha... onde vamos parar?
pagar um tarifa desse valor pra andar nesses onibus sem conforto... e o salario da gente lá em baixo? A situação ta cada vez pior... no pé a ta pobre n vai poder andar nem de onibus mais!!!
 
marcia adriana martins em 23/01/2012 08:53:14
Realmente não esta dando para andar de ônibus na capital, provavelmente devemos ressucitar o grupo dos caras pintadas para ver se resolvemos alguma coisa, o que é mais indignante é que o preço sobe e ninguém faz nada para reverter a situação (AUTORIDADES), O jeito é controlar a inflação com o salário de vocês, volta caras-pintadas, desta vez pintados de palhaço!
 
Gustavo Silvestre em 23/01/2012 08:14:25
Infelizmente os prefeitos só acreditam na mobilização da população quando vêem ônibus queimando nas reportagens dos jornais de circulação nacional.Cair a qualidade do serviço só se as viações licitarem jamantas 1113, aqueles caminhões que puxam gado, sem qualquer acomodação digna, com os passageiros em pé igual boi transportado para o matadouro. Prefeito, pega um busão para depois conversarmos.
 
João de Deus em 23/01/2012 04:40:34
O transporte coletivo é muito ruim! Ruim p/ os motoristas q vivem estressados pela dupla função; ruim devido ao horários, pois temos q esperar o ônibus duplamente, nos bairros e depois nos terminais. Ruim pela superlotação nos horários de pico, pois nas férias escolares retiram os ônibus de circulação...não é justo c/ os trabalhadores. Pelo valor que pagamos de impostos e taxas,teria q ser melhor.
 
Marcilene Pereira em 23/01/2012 04:10:15
Isso é um absurdo! coisas assim não pode simplesmente acontecer tamos pagando tarifas de onibus muito cara , quais chegando a tarifa de são paulo, sem contar que nao tem melhorias nenhuma, acostumo sair com minha esposa sempre, e os ônibus sempre lotados. a tarifa sobe e a gente simplesmente aceita sem fazer nenhum tipo de protestos vamos la povo vamos protestar isso e um absurdo, VERGONHA MS.
 
CIPRIANO FERREIRA em 23/01/2012 03:17:48
Realmente isso é um absurdo...para que se tenha um aumento no valor do transporte coletivo é necessário que se implante melhorias, e por enquanto não vejo nenhuma. Os ônibus estão sempre lotados, demoram a passar, sem falar quando estragam no meio do caminho, causando atraso aos passageiros que usam esse tipo de transporte.
 
Kelly Rocha em 23/01/2012 03:04:29
Reclama, mas não faz nem dez por cento da aglomeração que aconteceu pra defender penas severas para maus-tratos a animais.

Então, reclama só na cadeira, mas não faz mais nada além do mimimi. O transporte é esse por que na hora de fazer algo concreto para protestar, misteriosamente a preguiça chega e a indignação vai pro sofá.
 
Daniel Francelino da Silva em 23/01/2012 02:16:44
com o valor de ida e volta, quase 6 reais, é so fazer as contas,,,,,
com 5 reais de combustível vai-se onde se quiser nesta cidade...
e se for acompanhado, 10 reais de combustivel, da pra sair da cidade!!!
onde fica o estimulo ao transporte publico?
acorda pessoal!!!
 
Eny Feliz em 23/01/2012 02:09:54
muitooooooooo caroooooooooo... é um absurdo.........
 
erika jessica em 23/01/2012 01:34:01

O aumento da passagem de onibus em campo grande ms deverá acompanhar os mesmos índices das demais capitais do pais...confome tabelha do link abaixo..

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/01/tarifas-de-onibus-municipais-tem-aumento-em-6-capitais-do-pais.html

 
jose maria martins de brito em 23/01/2012 01:27:29
Em minha opiniao, essas empresas ta faltando administrador. Corte de cobradores e ainda assim nao fecha o orcamento. Com precos altos e transp regular para ruim é incentivar a frota de carros e motos em CG. Enfim bateremos um recorde: uma cidade pequena mas com semelhanca a SP em transito... parado e caotico.
Depois não ha engenharia nem prefeitura q consiga resolver.
 
Alex Goncalves em 22/01/2012 11:56:50
Realmente é um absurdo esse valor, falar em diminuir impostos para o transporte coletivo nada. Como que se fala em diminuir acidentes de motocicletas se o número delas aumenta cada vez mais? A própria tarifa do transporte coletivo influencia isso aliada com a baixa qualidade do serviço.
 
Henrique M. Ramos em 22/01/2012 10:36:28
Quero ver se haverá manifestação contra por parte da população.
Não podemos aceitar este reajuste. Campo Grande está em um estado lamentável tudo é aceito por seus moradores como buracos por todas as ruas, obras que nunca terminam, políticos que agridem, parquímetro que cobra para estacionam na rua e um preço absurdo para utilizar o transporte público e o pior é que a população aceita tudo.
 
Paulo André em 22/01/2012 09:41:46
Daqui uns dias vamos ter que pagar pra trabalhar......isso é um absurdo, além de esperar de 40 minutos a uma hora o onibus passar vamos ter que pagar R$:2,90???
 
CATIENNE FARIA IAMORA em 22/01/2012 09:35:18
Na reportagem, foi citada a frase( Não podemos deixar cair a qualidade );
Qual qualidade, dentro de campo grande so tem carroça, esses carros so vivem quebrando nas vias!
Será que terá carros novos com no minimo ar refrigerado ?pois pra pagar esse suposto preço de ser isso!
Vamos ver o que atitude tomará a população.
 
Anderson Silva em 22/01/2012 08:44:50
O Prefeito deveria andar todos os dias de buzao pra ver o que bom sempre lotado, quebrando sempre isso quando nao estao atrazado ai quando vem veio todos de uma vez isso é uma pouca vergonha pra populacao, e agora ele vem com esta historia de aumentar a tarifa de onibus se ele for pagar para a populacao ai sim pode aumentar a tarifa de campo grande e uma das mais cara do pais isso é um absurdo.
 
CLAUDETE MARTINEZ DE SOUZA em 22/01/2012 08:19:27
antes de pensar em mais um aumento, deveriam prestar um serviço de qualidade. Visto que no horarios de pico e humanamente impossivel andar de onibus de tão lotados, os estudantes não respeitam os trabalhadores, além de ocuparem os bancos ainda fazem algazarra perturbando quem esta saindo do trabalho . mais a demora , principalmente nos finais de semana.
 
rosangela da silva em 22/01/2012 07:56:55
Vamos esperar e ver se a nova concessao trara qualidade ao transporte publico ou se as mesmas empresas vao continuar 'mamando nessa teta' sob um novo contrato.
Com o transito de Campo Grande apresentando o mesmo caos de cidades grandes (sem o ser) um empresario com um minimo de visao criaria meios de o transporte publico ser rápido e eficiente (tudo que ele não é hoje)
 
Gerson Dias em 22/01/2012 07:25:06
É uma sacanagem o aumento no valor da tariifa, além de pessar no orçamento o nosso transporte coletivo deixa muito a desejar, são onibus super lotados, a demora nos bairros é imensa, você paga caro para andar dependurado nos ónibus!!!
 
Natália Oliveira em 22/01/2012 06:52:34
Este aumento na tarifa do transporte coletivo é abusiva, a população campograndense precisa mostrar sua indignação, pois não houve melhorias com o reajuste para 2.70 o que enfrentamos todos os dias são ônibus lotados, sem contar com a demora em determinadas linhas quem precisa pegar ônibus na Av. Fernando Correia da Costa proximo ao shopping norte sul sabe bem o que estou falando.
 
maria da conceição cerqueira em 22/01/2012 06:50:08
É deste jeito que a prefeitura incentiva a utilização do ônibus? Além da demora que no meu bairro Tiradentes passa dos 40 minutos. O povo é muito passivo mesmo... Vamos todos andar de moto é mais barato. Porém fica o risco de morte, nas ruas matadoras de motociclistas.
 
Judite Cunha em 22/01/2012 06:21:59
Realmente é muito caro também dependo de ônibus na nossa cidade não temos alternativas como vans é só o transporte coletivo é um absurdo e sem contar que os ônibus continuam cheios na hora de pico.Então tem que melhorar as condições para o usúario , mas tem um outro lado ninguém reclama não queimam ônibus, não faz protesto simplesmente paga e pronto então vamos lá pagar R$2,90 de passagem.
 
Sandra da Silva em 22/01/2012 05:37:54
isso realmente é um absurdo! Um abuso! Pagar dois reais e noventa centavos para andar em pé em um ônibus super lotado. Sim! Porque não tem lugar para sentarmos na maioria das vezes em que vamos para o trabalho ou escola e, claro voltamos também de pé; o que na verdade, então são cinco reais e oitenta. As autoridades dizem que colocaram aumentaram a frota, só não sabemos onde?
 
neide santos em 22/01/2012 04:29:32
Aumenta a passagem e continuamos usando onibus lotados, atrasados muitas vezes sujos. E quando vai chegar novas empresas para diversificar o transporte coletivo dessa cidade, que a cada dia cresce mais?.
 
Ana Flora Leão em 22/01/2012 04:26:34
que absurdo...pagar 2,90 para andar de onibus de pé dentro do coletivo lotado, sem nenhuma segurança, tenham um pouco de respeito né, e as pessoas que precisam andar de onibus mas tem poucas condições financeiras? nelas vcs não pensam né?..somente no dinheiro!
 
kelly farias em 22/01/2012 03:53:15
Que legal... primeiro essa máfia das empresas de transporte coletivo, onde não "pode" haver tarifas mais baixa. Outra coisa são esses lixos que trafegam pela cidade, caindo aos pedaços,... poluindo e fazendo barulho. Agora a tarifa aumentada. PARABÉNS SENHORES 'VEREADORES", AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO, AÍ CONVERSAREMOS NAS URNAS. JÁ QUE NÃO FAZEM NADA PELO POVO.
 
Marcelo Max em 22/01/2012 03:19:27
Desse jeito vai ficar difícil pegar ônibus. Qualidade ruim, carros ruins, sem asfalto na maior parte das linhas. O prefeito tinha que reconsiderar isso ai.
 
Luis Antonio Marques em 22/01/2012 02:46:57
esse valor eu pago no metro em sao paulo ,meu deus como nosso estado tudo e tao caro e os governantes nada fazem p solucionar isso ...
 
andre capdevila em 22/01/2012 02:19:15
Ja esta na hora da populacao de campo grande tomar medidas mais drasticas em relacao a aumento de passagens, vamos deixar de ser tão bonzinhos com esses roubos constantes em nosso bolso, vamos agir nem que seja como em outras capitais, tem gente que só funciona com prejuizos na sua frota de onibus, acordem deixem de ser cordeiros.
 
joao bosco martins dos anjos em 22/01/2012 01:50:06
Não acedito que mais uma vez o trabalhador vai pagar a conta, chega de tanta gratuidade para os estudantes ficar estudando longe de casa, lotam os onibus, fazem algazarras e ainda matam aulas, e quem paga a conta somos nós,deveria ter um criterio mais rigoroso para a gratuidade dos estudantes, somentes para aqueles que não conseguem vagas na escolas proximas da sua residencia.
 
Lia Alves em 22/01/2012 01:41:58
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions