Taxistas serão treinados para agir em situação de risco em Campo Grande
O comandante-geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Carlos Alberto David dos Santos se reúne, amanhã, às 9h30, com representantes do sindicato, das empresas prestadoras do serviço e das associações de taxistas para planejar a capacitação de operadores de rádio, centrais telefônicas e motoristas.
A intenção é orientá-los para aumentar a segurança de profissionais e usuários de táxis na Capital. Na madrugada do último dia 13, Manoel Kusman Bondarenco, 37 anos, foi morto por dois homens após atender uma solicitação de corrida na avenida Guaicurus.
- Leia Também
- Associação quer retorno das abordagens a taxistas em Campo Grande
- Cortejo com 200 veículos marca enterro de taxista morto em Campo Grande
Em encontro ocorrido na terça-feira (17), representantes do Sintaxi pediram que a PM continue e intensifique as abordagens que são feitas diariamente nos táxis, especialmente no período noturno.
Ainda solicitaram a realização das palestras de orientação sobre procedimentos de segurança que devem ser adotados para evitar que os taxistas sejam vítimas de marginais.
Essa capacitação será oferecida a taxistas e operadores de rádio que serão preparados para evitar situações de risco e acionar a PM rapidamente. Ainda haverá um canal direto entre as empresas, profissionais e a Polícia Militar.
“Gostaríamos de ter realizado essas orientações antes. Estamos com todo o material pronto, mas não foi possível viabilizar a capacitação devido à dificuldade de reunir os profissionais”, disse o comandante-geral da PMMS.
De acordo com a assessoria da Polícia Militar, mesmo sem a qualificação formal, as reuniões e orientações passadas pela PM durante os encontros no quartel, refletiram na queda de ocorrências. No primeiro semestre, dois casos vitimaram taxistas: um roubo e um homicídio. Com a capacitação a expectativa é reduzir ainda mais os números.
Na reunião de amanhã (19), às 9h30, serão definidos os detalhes da qualificação.


