ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

TCE analisa pedido do MPE para suspender licitação bilionária do lixo

Aline dos Santos | 24/07/2012 09:55

Pelos próximos 25 anos, a prefeitura vai pagar até R$ 1,8 bilhão pela gestão dos resíduos sólidos

Propostas foram entregues no dia 16 de julho. (Foto: Minamar Júnior)
Propostas foram entregues no dia 16 de julho. (Foto: Minamar Júnior)

O TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) já analisa o pedido do MPE (Ministério Público Eleitoral) para suspensão da licitação bilionária do lixo em Campo Grande. A medida cautelar chegou ao tribunal na última sexta-feira.

Agora, a assessoria jurídica fará um parecer e encaminha para análise da presidência. Caso preencha os requisitos de admissibilidade, o pedido de suspensão deve ser remetido para o conselheiro Waldir Neves, responsável pela análise de contas da Capital.

De acordo com promotor Eduardo Cândia, há divergências entre o edital, projeto básico e minuta de contrato. “O projeto básico é omisso, por vezes lacunoso e por vezes esta em rota de colisão com o edital”, explica. No último dia 13, o Ministério Público fez recomendação à prefeitura para retificar o edital, porém, o Poder Executivo manteve o texto.

Ao TCE, será pedida análise para verificar se o projeto básico está de acordo com a Lei de Licitações. Em caso de dano ao erário público, o tribunal tem poder de suspender a licitação.

Já o Ministério Público de Contas, que também foi acionado, pode propor para o plenário do TCE um pedido de informações ou averiguação prévia. O promotor também vai encaminhar ofício à Câmara Municipal, que tem o poder de sustar contratos da prefeitura.

A análise do edital foi feita a partir de uma denúncia de que os resíduos do serviço de saúde já são coletados de forma irregular, atualmente, em Campo Grande. Conforme o denunciante, a coleta é feita também em clínicas particulares, em desacordo com a resolução 358 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

“Isso contraria o artigo 3º da resolução, que aponta que a responsabilidade de coleta, transporte, tratamento e destinação final desse lixo é responsabilidade de quem gerou”, explica o promotor. Desta forma, na análise do Ministério Público, o edital pode apenas estar reproduzindo uma situação irregular que já é praticada na cidade.

Ontem, o MPT (Ministério Público do Trabalho) pediu a suspensão da licitação do lixo. Na Justiça, tramitam outros quatro pedidos para barrar o processo licitatório.

Pelos próximos 25 anos, a prefeitura vai pagar até R$ 1.827.414.324,87 pela gestão dos resíduos sólidos. A concessão dá direito à prorrogação por mais dez anos. Dois consórcios, intitulados Campo Grande Solurb e HFMA Resíduos Urbanos disputam a licitação. As propostas foram entregues no dia 16 de julho.

Nos siga no Google Notícias