ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

MPT pede suspensão de licitação da coleta de lixo em Campo Grande

Nyelder Rodrigues | 23/07/2012 20:21
Envelopes com as propostas que concorrem ao processo foram abertos na segunda-feira passada, dia 16. Na foto, a Comissão de Licitação está em pé, enquanto consorciados estão sentados (Foto: Minamar Junior)
Envelopes com as propostas que concorrem ao processo foram abertos na segunda-feira passada, dia 16. Na foto, a Comissão de Licitação está em pé, enquanto consorciados estão sentados (Foto: Minamar Junior)

O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho) notificou a Prefeitura de Campo Grande para que o processo licitatório de escolha da empresa que vai realizar a coleta de lixo na Capital seja suspenso, pois foram encontradas irregularidades no edital de licitação, número 66/2012.

A suspensão deve ser mantida até que correções sejam feitas no edital, conforme o órgão. De acordo com o MPT, no edital consta que a operação da usina de triagem e reciclagem será feita por meio de cooperativa, a ser indicada pela prefeitura.

Já a concessionária vencedora da licitação ficaria responsável pela coordenação da cooperativa e dos cooperados que irão trabalhar nesta frente. O prazo para que a prefeitura informe que providências pretende adotar para o cumprimento da recomendação é de 10 dias.

Conforme o procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, as cláusulas têm caráter precarizante, já que preveem a terceirização na contratação de trabalhadores, sendo a cooperativa mera intermediadora de mão de obra para substituição de funcionários na atividade-fim da concessionária.

A contratação de cooperativas em certames públicos é ilegal quando a execução do objeto do contrato implica em subordinação ou pessoalidade, e o TST (Tribunal Superior do Trabalho) já se mostrou contrário a esse tipo de terceirização, tendo o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovado súmula do mesmo sentido.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Grande para que comentassem o caso, mas não conseguiu êxito no contato.

Licitação - Dois consórcios participam da disputa, a Campo Grande Solurb e a HFMA Resíduos Urbanos. O primeiro é formado pela Financial Engenharia Ambiental e pela LD Construções, ambas da Capital. O outro grupo é integrado pelas empresas Heleno Fonseca Construtora, Agrícolas Construtora Monte Azul e Monte Azul Engenharia, de São Paulo.

O novo responsável pela coleta, tratamento e destinação do lixo de Campo Grande, bem como pela construção de aterro sanitário, deve começar a trabalhar somente em 2013. No dia 16, foram abertos os envelopes com propostas para concessão do serviço, por 25 anos, ao custo de mais de R$ 1,8 bilhão.

Nos siga no Google Notícias