ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Teste com senha eletrônica promete reduzir espera em até 30 minutos para vacinar

Sistema eletrônico de senhas começou a ser utilizado neste domingo no ginásio Guanandizão

Gabriel Neris e Cristiano Arruda | 18/07/2021 09:18
Profissional, à direita, atende mulher que busca senha por vacina no Guanandizão (Foto: Marcos Maluf)
Profissional, à direita, atende mulher que busca senha por vacina no Guanandizão (Foto: Marcos Maluf)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) começou a testar neste domingo (18) um sistema eletrônico de senha para pessoas que vão tomar a primeira e segunda doses da vacina contra a covid-19.

O totem está sendo testado no ginásio Guanandizão, único ponto de imunização de hoje, e promete agilizar a fila de atendimento.

O superintendente da Sesau, Marcos Rodrigues, explica que o sistema direciona para lados diferentes as pessoas que procuram a primeira dose e segunda dose e também quem precisa de senha preferencial. Conforme a secretaria, o sistema ainda está em fase de testes e será utilizado por enquanto somente no Guanandizão.

“Antes aquele que iria vacinar pegava uma senha geral, agora com a implantação desse totem a pessoa aguarda de 27 a 30 minutos para ser atendida”, afirma.

Superintendente da Sesau, Marcos Rodrigues, aponta no sistema tempo de espera por atendimento (Foto: Marcos Maluf)
Superintendente da Sesau, Marcos Rodrigues, aponta no sistema tempo de espera por atendimento (Foto: Marcos Maluf)

O movimento no início desta manhã é considerado tranquilo por aqueles que foram atrás da dose do imunizante.

Diane machado, de 35 anos, e Vilane Vialli, de 34 anos, são vendedores de loja de roupas na Capital e foram juntas tomar a primeira dose. “É importante tomar, ainda mais nós que trabalhamos direto com o público”, conta Vilane.

Estão disponíveis neste domingo cerca de 3 mil doses para o público. Eric de Oliveira, de 18 anos, é auxiliar financeiro na área da saúde e foi tomar a segunda dose da Coronavac.

“Acordei cedo nesse friozinho para poder tomar a segunda dose. Chegamos aqui e não encontramos fila, viemos até de bike”, contou.

Douglas foi tomar a segunda dose e diz estar mais tranquilo para trabalhar (Foto: Marcos Maluf)
Douglas foi tomar a segunda dose e diz estar mais tranquilo para trabalhar (Foto: Marcos Maluf)

Douglas Santos, também de 18 anos, é auxiliar de cobrança, e foi imunizado com a segunda dose neste domingo. “Estou feliz por poder completar a imunização e poder trabalhar com mais segurança a partir de agora. Trabalho em uma clínica odontológica e atendemos com vários pacientes. A vacinação vem para ajudar nesse momento difícil”, diz.

Estão sendo aplicadas neste domingo a primeira dose para pessoas a partir de 34 anos e quem precisa da segunda dose e tomou a Astrazeneca até 12 de maio, da Pfizer até 16 de maio e da Coronavac até 23 de junho.

Segundo a Sesau, em pouco mais de uma hora e meia foram aplicadas 243 doses da vacina neste domingo. A primeira dose chegou a 421.019 pessoas desde o início da campanha de imunização. O número representa 46,47% da população. A segunda ou dose única foram aplicadas em 272.609 pessoas, 30,09% da população.

Nos siga no Google Notícias