ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Teste de alerta em celulares assusta moradores de Campo Grande

Aparelhos emitiram aviso na tarde deste sábado e pegaram muitos de surpresa

Por Gabriel Neris, Gabi Cenciarelli e Ketlen Gomes | 27/09/2025 15:14


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O teste do sistema Defesa Civil Alerta (DCA), realizado neste sábado (26) em Campo Grande, causou apreensão entre os moradores. O alerta sonoro, que chegou com 50 minutos de atraso devido a falhas em Goiás, surpreendeu pessoas em diversos estabelecimentos da cidade. O novo sistema, desenvolvido pelo governo federal, complementará os avisos por SMS e outros meios de comunicação para alertar sobre desastres naturais. Apesar do susto inicial, moradores reconheceram a importância da ferramenta para situações de emergência, como tempestades e alagamentos.

O som de sirene que ecoou nos celulares na tarde deste sábado (26) surpreendeu quem estava em Campo Grande. O sinal fazia parte do teste do DCA (Defesa Civil Alerta), sistema nacional de prevenção de desastres, mas chegou com 50 minutos de atraso em Mato Grosso do Sul por causa de falhas em Goiás.

Na prática, a experiência causou susto em muita gente. Viviane Almeida, funcionária de uma loja em um shopping, contou que se confundiu. “Tomei um susto, achei até que era o alarme do shopping! Tava almoçando aqui, já tinha visto no jornal, mas não sabia que era hoje, todo mundo tomou um susto”, disse. Situação parecida viveu Amanda Santos, de 25 anos. “Foi um susto bem assustadorzinho, achei que ia ser mais alto. Todo mundo começou a olhar para os lados. Eu já sabia que era o alerta de teste, mas mesmo assim tomei um susto.”

Teste de alerta em celulares assusta moradores de Campo Grande
Giovanni pegou o filho no colo para acalmá-lo (Foto: Gabi Cenciarelli)

O programador Augusto Pérez também relatou que não foi avisado. “Eu tomei um susto! Não tava sabendo de nada não, achei que tava acabando o mundo.” Já Giovanni Ribeiro contou que a primeira reação foi de pânico. “Peguei até a criança no colo pra sair correndo. Era pra manter a calma, não tava sabendo de nada, quase saí correndo.”

No comércio, a reação não foi diferente. Nelly Correia da Silva, 35 anos, trabalhava no caixa de um mercado quando o alarme disparou. “Eu não esperava que ia ser tão alto desse jeito, não. E aí eu olhei pro lado e estavam todos os celulares apitando. Foi assustador, sim. Mas achei interessante, porque vai pegar muita gente de surpresa caso implantem esse sistema.” Ela disse já receber avisos de tempestades por SMS, mas o alerta sonoro impressionou. “Eu estava arrumando o preço para o cliente e, de repente, os dois celulares tocaram ao mesmo tempo. É meio aterrorizante.”

Quem também presenciou o teste foi Cleber Lima, 36 anos, que fazia compras quando recebeu o aviso. Ele já tinha visto reportagens sobre o sistema, mas foi surpreendido. “Meu celular vibrou e apareceu o alerta da Defesa Civil. Não emitiu som, só vibrou. Mas acho muito importante, porque pode acontecer algum fenômeno natural e esse tipo de aviso ajuda a gente a se proteger”, avaliou.

Teste de alerta em celulares assusta moradores de Campo Grande

O Defesa Civil Alerta foi desenvolvido pelo governo federal e deve complementar os envios de mensagens por SMS, aplicativos e TV. O sistema poderá ser usado em situações de risco, como tempestades, alagamentos e incêndios florestais, emitindo um som de sirene diretamente nos aparelhos móveis. Em Campo Grande, o teste alcançou milhares de pessoas e deixou uma certeza: quando o aviso for real, dificilmente passará despercebido.