ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

TJ cria programa para estimular adoção de 88 crianças sem “pretendentes”

O projeto “Nasce uma Família” vai divulgar fotos e dados cadastrais de crianças

Aline dos Santos | 29/06/2022 10:43
Tribunal de Justiça publicou hoje documento que cria programa de adoção. (Foto: Henrique Kawaminami)
Tribunal de Justiça publicou hoje documento que cria programa de adoção. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com 88 crianças sem “pretendentes” no SNA (Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento), o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) criou o programa “Nasce uma Família”, que prevê a busca ativa fora da relação dos habilitados. Recentemente, no caso do bebê Maria, que tem graves problemas de saúde, houve essa busca por pessoas que se candidataram a pais da criança.

De acordo com o provimento, publicado na edição de hoje (dia 29) do Diário da Justiça, o programa consiste em disponibilizar, ao público em geral, no portal do Poder Judiciário e em outras mídias, dossiês ou relatórios específicos, contendo imagens (fotos e/ou vídeos) e informações de crianças ou de adolescentes cadastrados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.

Para a execução do programa, poderão ser realizadas parcerias com a Defensoria Pública e com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). O projeto segue oito procedimentos, como identificação da criança e adolescente considerados de difícil colocação em família substituta, inserção de dados cadastrais (saúde, educação, fotografia 5x7 para assegurar a identidade de padrão estético sem ferir o direito de imagem).

O menor de idade deve ser consultado e serão providenciados vídeos do cotidiano da criança ou do adolescente.

Dados com nome completo, o endereço eletrônico, a instituição de acolhimento ou a família acolhedora, a escola ou qualquer outra informação que permita que a criança ou o adolescente sejam localizados, inclusive em redes sociais, não serão divulgados no programa de busca ativa sem a intermediação judicial.

Segundo o documento, a descrição da história da criança ou do adolescente não poderão revelar a violação de direitos a que foram submetidos, nem qualquer outra informação que cause vexame ou constrangimento.

A busca ativa de pretendentes estrangeiros à adoção somente poderá ser destinada a organismo nacional ou estrangeiro encarregado de intermediar pedidos de adoção internacional, devidamente credenciados pela Autoridade Central Federal Brasileira.

Nos siga no Google Notícias