A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

17/05/2014 12:54

Triplica notificações por dengue, mas procura é baixa em postos de saúde

Aliny Mary Dias
Movimento é fraco em postos da cidade como no Tiradentes (Foto: Marcelo Victor)Movimento é fraco em postos da cidade como no Tiradentes (Foto: Marcelo Victor)

Apesar de Campo Grande não enfrentar uma epidemia de dengue como o registrado no ano passado, as notificações pela doença triplicaram na semana passada em relação a semana anterior. O aumento dos casos, no entanto, não lotam os postos de saúde de Campo Grande.

Segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) referente aos casos notificados na semana passada, Campo Grande teve 210 novos casos da doença, o que equivale a uma média de 30 novos casos por dia.

No levantamento anterior, os novos casos somaram 78, número equivalente a 11 casos por dia. Ou seja, na última semana a Capital teve quase o triplo de casos. A taxa de incidência que era de 279,8 passou para 305 na semana passada.

Mesmo com o aumento bastante expressivo, nos postos de saúde, conforme relato de funcionários, a situação é considerada tranquila. No CRS (Centro Regional de Saúde) Gunter Hans, situado no bairro Nova Bahia, apenas um caso foi notificado neste sábado (17). Nos últimos dias, a procura por parte dos usuários têm sido baixa.

Outra unidade com movimentação tranquila hoje é a do bairro Tiradentes. De acordo com a chefia de enfermagem, nenhum caso da doença foi notificado hoje. Um dos motivos que influencia no movimento dos postos, conforme funcionários, é a temperatura amena. Muita gente evita ir aos locais quando a temperatura cai.

Números – Do início do ano até agora, Campo Grande registrou 2.539 mil notificações da doença. Em todos os casos, os pacientes com os sintomas têm exames que comprovam a doença solicitados. No ranking de incidência da dengue, a Capital ocupa o 10º lugar.

A cidade com maior incidência da doença é Bodoquena, que já notificou 232 casos durante o ano e tem população de 7,9 mil pessoas. Os municípios com nenhum registro da doença em 2014 são Angélica, Bataiporã, Inocência, Japorã, Juti e Nova Andradina.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions