ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Triplica notificações por dengue, mas procura é baixa em postos de saúde

Aliny Mary Dias | 17/05/2014 12:54
Movimento é fraco em postos da cidade como no Tiradentes (Foto: Marcelo Victor)
Movimento é fraco em postos da cidade como no Tiradentes (Foto: Marcelo Victor)

Apesar de Campo Grande não enfrentar uma epidemia de dengue como o registrado no ano passado, as notificações pela doença triplicaram na semana passada em relação a semana anterior. O aumento dos casos, no entanto, não lotam os postos de saúde de Campo Grande.

Segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) referente aos casos notificados na semana passada, Campo Grande teve 210 novos casos da doença, o que equivale a uma média de 30 novos casos por dia.

No levantamento anterior, os novos casos somaram 78, número equivalente a 11 casos por dia. Ou seja, na última semana a Capital teve quase o triplo de casos. A taxa de incidência que era de 279,8 passou para 305 na semana passada.

Mesmo com o aumento bastante expressivo, nos postos de saúde, conforme relato de funcionários, a situação é considerada tranquila. No CRS (Centro Regional de Saúde) Gunter Hans, situado no bairro Nova Bahia, apenas um caso foi notificado neste sábado (17). Nos últimos dias, a procura por parte dos usuários têm sido baixa.

Outra unidade com movimentação tranquila hoje é a do bairro Tiradentes. De acordo com a chefia de enfermagem, nenhum caso da doença foi notificado hoje. Um dos motivos que influencia no movimento dos postos, conforme funcionários, é a temperatura amena. Muita gente evita ir aos locais quando a temperatura cai.

Números – Do início do ano até agora, Campo Grande registrou 2.539 mil notificações da doença. Em todos os casos, os pacientes com os sintomas têm exames que comprovam a doença solicitados. No ranking de incidência da dengue, a Capital ocupa o 10º lugar.

A cidade com maior incidência da doença é Bodoquena, que já notificou 232 casos durante o ano e tem população de 7,9 mil pessoas. Os municípios com nenhum registro da doença em 2014 são Angélica, Bataiporã, Inocência, Japorã, Juti e Nova Andradina.

Nos siga no Google Notícias