ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Turma constrói máquina de sabão e vence etapa de concurso nacional

Com a conquista, a turma está entre as 25 turmas selecionadas em todo o país para disputar a etapa seguinte do concurso

Guilherme Henri e Mirian Machado | 18/09/2018 13:46
Alunos do primeiro ano do ensino médio a Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira (Foto: Marina Pacheco)
Alunos do primeiro ano do ensino médio a Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira (Foto: Marina Pacheco)

Alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira, do bairro Campo Belo, região norte de Campo Grande desenvolveram uma máquina de sabão usando óleo de cozinha e passaram na primeira etapa do prêmio nacional “Respostas para o Amanhã”.

O concurso é promovido pela Samsung. Com a conquista, a turma está entre as 25 turmas selecionadas em todo o país para disputar a etapa seguinte do concurso, que no final vai premiar os alunos com um intercâmbio cultural e cientifico de três dias em São Paulo com tudo pago.

Conforme o orientador e a coorientadora da turma, Valdecy Nascimento e Laís Brandão, a escola é a única de Campo Grande selecionada no prêmio. Os 35 alunos começaram os trabalhos em março e chegaram a apresentar sete projetos na feira de ciência da escola. Entre eles o vencedor, a máquina que faz sabão com óleo usado em frituras e compostagem.

Para desenvolver todo o projeto a turma saiu nas ruas para descobrir os problemas do bairro. “Eles identificaram que o lixo é um dos principais problemas. A partir daí, eles tiraram fotos e conversaram em sala de aula. Para a parte prática eles recolheram das próprias casas e receberam também doações dos produtos usados na reciclagem. Posteriormente, os alunos apresentaram os projetos na feira de ciências da escola e depois o inscreveram no prêmio”, detalha Valdecy.

Entrada da a Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira (Foto: Marina Pacheco)
Entrada da a Escola Estadual Ada Teixeira dos Santos Pereira (Foto: Marina Pacheco)

Como passaram na primeira etapa, os alunos foram premiados com notebooks e certificados. Agora eles dependem de votação aberta no site oficial do prêmio para serem os primeiros da região centro-oeste e seguirem a etapa final do concurso.

“Estou orgulhoso da turma. Só de participar já deu uma elevada na autoestima deles. Esse intercâmbio traria uma ampla visão para todos que já iniciam o ensino médio em contato com o mundo científico”, diz o professor.

Fernanda Vasques e a Maria Eduarda Dias, de 15 anos, participaram da parte de conscientização da comunidade. Para isso, elas espalharam cartazes informativos pelo bairro chamando a atenção para o problema do lixo e sobre a possibilidade de reutilização de materiais.

“É a primeira vez que concorro a algo assim. Viu numa escola municipal onde não tinha esses projetos. Estou muito e ansiosa para a próxima etapa”, disse Fernanda.

Opinião compartilhada por Mateus Alves e o Erick Macaulle, que participaram juntos na construção da máquina de sabão. “Pesquisamos na internet e a construímos com motor de tanquinho de lavar roupa. Aí adicionamos uma base pra suportar o peso. Os ingredientes são óleo, álcool, soda e água. A maioria foi doação”, descreve Erick.

A votação para escolher a melhor turma do centro-oeste está aberta e vai até o dia 24 deste mês. Para votar basta acessar o site.

Nos siga no Google Notícias