ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Último dia de entrevista para ProUni tem fila e candidatos madrugando

Paula Maciulevicius e Mariana Lopes | 31/01/2013 12:23
A fila era extensa na Uniderp/Anhanguera, onde alunos tiveram de madrugar. (Foto: Luciano Muta)
A fila era extensa na Uniderp/Anhanguera, onde alunos tiveram de madrugar. (Foto: Luciano Muta)

Quem deixou para o último dia para passar pela entrevista a uma vaga no ProUni (Programa Universidade para Todos) teve de ter muita paciência. A fila era extensa na Uniderp/Anhanguera, onde alunos tiveram de madrugar para resolver o quanto antes.

O jovem Johnny Lucas Martins Pereira, 18 anos, está tentando uma vaga para estudar Engenharia Civil. Ele chegou já no meio da manhã e estava a mais de 1h esperando. “A fila ficou um tempão parada, agora que está fluindo mais”, conta.

Já a futura acadêmica Crislei Oliveira, 17 anos, se candidatou a uma vaga para Administração. Ela não estava há muito tempo na fila, havia acabado de chegar e ocupar o último lugar, sabendo que precisaria de muita paciência. “Eu não sabia que hoje era o último dia de entrevista, eu achei que era já para fazer matrícula”, relata.

Em Mato Grosso do Sul, das 4,2 mil bolsas ofertadas, a Uniderp/Anhanguera dispõe de 1,3 mil. Os candidatos tiveram do dia 24 de janeiro até hoje para passar pela entrevista.

Mas a confusão de filas não era só pelo ProUni. Ali também tinham alunos voltados para o Fies (Fundo de Financiamento do Ensino Superior). Além da fila, o problema também era a escassez de senhas.

Eloana Rita de Souza, 20 anos, quer cursar Odontologia e nesta manhã era a terceira vez que ela ia até a universidade, mas voltava de mãos vazias. De novo ela não conseguiu pegar a senha.

“Como eu moro em Coxim, é muito difícil até chegar cedo. Eu não sei como eu vou fazer para conseguir essa senha amanhã. Pelo que eu vi tem que madrugar aqui”, fala.

Também a espera de serem atendidas para o Fies, Jennifer Letícia dos Santos, 17 anos e a amiga chegaram às 4h50 da manhã. “E já tinham 18 pessoas na fila. Muita gente ficou sem senha”, completa. Elas madrugaram porque já tinham sido avisadas da demora na fila e da problemática das senhas.

Outra reclamação é quanto ao preparo dos funcionários para prestar as informações necessárias, tanto para o Fies, quanto para o ProUni. “O atendimento é demorado, eles não sabem informar. Desde dezembro eu estou vindo resolver coisas que poderia ter resolvido num dia só”, disse a candidata ao curso de Arquitetura, Juliane Christy Carvalho, 17 anos.

“A fila ficou um tempão parada, agora que está fluindo mais”, conta Johnny Pereira. (Foto: Luciano Muta)
“A fila ficou um tempão parada, agora que está fluindo mais”, conta Johnny Pereira. (Foto: Luciano Muta)

O professor responsável pelo Departamento de Controle Acadêmico da universidade, Emerson Corazza, explicou que a maior dificuldade tanto para os funcionários, quanto para os futuros acadêmicos é que os próprios estudantes não se informam direito.

“O regulamento está na página do Governo Federal, eles que não se informam para fazer os procedimentos”. Segundo o professor, para o período de entrevistas, o departamento se programou para atender 200 senhas por dia e até ontem, 720 futuros acadêmicos já tinham sido atendidos.

“Se precisar vamos ficar até meia-noite aqui para atender todo mundo”, completa. Emerson Corazza ainda afirma que o quadro de funcionários foram dobrados e que o procedimento é lento mesmo e que não depende da quantidade de expediente.

As filas para ProUni e Fies são separadas e os candidatos precisam se informar antes de ficar esperando. A fila, o professor explica que também é grande por conta de todos os outros serviços que são prestados aos acadêmicos que já estão matriculados.

Em relação ao Fies, Corazza ressalta que não existe prazo e que os estudantes não precisam enfrentar toda a fila que está agora, paralelo ao processo do ProUni. “Se fizer depois o Fies, o próprio programa ressarci todas as mensalidades já pagas”, diz.

Segundo números divulgados pelo MEC, o balanço final do ProUni registrou 1.032.873 inscritos. O total de inscrições foi 2.011.538, considerando que cada candidato teve a oportunidade de fazer até duas opções de curso.

Nos siga no Google Notícias