ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Unidade móvel contra o câncer começa a atender no bairro Tiradentes

Paulo Nonato de Souza | 06/03/2017 15:16
Unidade Móvel do Hospital de Câncer iniciou nesta segunda-feira o atendimento às mulheres no bairro Tiradentes (Foto: Prefeitura/Divulgação)
Unidade Móvel do Hospital de Câncer iniciou nesta segunda-feira o atendimento às mulheres no bairro Tiradentes (Foto: Prefeitura/Divulgação)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, teve início nesta segunda-feira, dia 6, o atendimento especial da Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos na UBS Dr. Antônio Pereira, a Unidade Básica de Saúde do bairro Tiradentes.

Até o final deste mês, de acordo com a programação divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, mulheres de 36 bairros da região do Tiradentes poderão agendar exames preventivos de câncer de colo do útero e de mama.

A previsão é de que sejam realizados 133 exames por dia, 58 mamografias e 75 Papanicolau. Segundo a Sesau, os agentes comunitários de saúde estão orientados a procederem os agendamentos, mas as mulheres que procurarem espontaneamente a unidade também poderão agenda seus exames.

EXAMES - A mamografia é recomendada para todas as mulheres acima dos 40 anos e deve ser feita anualmente para prevenir o câncer de mama, que é o segundo tipo de carcinoma mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem percentual de cura elevado.

Já o Papanicolau é recomendado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa e com idade entre 25 e 64 anos. Os dois primeiros exames devem ser realizados anualmente. Caso os resultados sejam negativos, os demais podem ser feitos a cada três anos, se os resultados estiverem normais. Se diagnosticado na fase inicial, a chance de cura é de 100%.

SERVIÇO - A Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Pereira – UBS Tiradentes, está localizada na Avenida José Nogueira Vieira – s/n – Tiradentes, e o horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13 às 17h.

Nos siga no Google Notícias