ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Uso de máscara por servidores dá sensação de segurança, avalia população

Decreto em Campo Grande obriga que servidores usem máscaras e contribuinte disse que medida deveria ser ampliada

Silvia Frias | 13/05/2020 12:12
Uso de máscara por servidores dá sensação de segurança, avalia população
Na central de atendimento, com cerca de 200 atendimentos por dia: trabalho "cara a cara" (Foto: Henrique Kawaminami)

O uso obrigatório de máscaras nas repartições públicas em Campo Grande aumenta sensação de segurança entre a população, segundo avaliação dos que precisaram recorrer ao serviço presencial nesses tempos de pandemia de novo coronavírus (covid-19).

Uso de máscara por servidores dá sensação de segurança, avalia população
Secretário de Gestão, Agenor Mattiello, diz que medida é obedecida (Foto: Henrique Kawaminami)

A obrigatoriedade atinge cerca de 20 mil servidores de Campo Grande, segundo o secretário Municipal de Gestão, Agenor Mattiello, referindo-se aos funcionários que estão na função presencial e não foram realocados para home Office.

Na avaliação dele, o decreto publicado na segunda-feira (11) teria seguido o que já é adotado pela maioria, que já havia incorporado o uso de máscaras.

Essa, porém, não tinha sido a avaliação do prefeito Marquinhos Trad (PSD) que, no sábado (9) divulgou o decreto obrigando o uso de máscaras entre servidores depois de constatar que vários não usavam a proteção, principalmente no atendimento ao público. “Achava que não precisava baixar um decreto para isso, pois seria óbvio”, disse, na ocasião.

Hoje, a reportagem esteve na Central de Atendimento do IPTU, prédio anexo à prefeitura, e constatou que os servidores estavam utilizando a proteção. O mesmo não se pode dizer de todos que foram em busca do serviço: vários contribuintes estavam no local, sem máscara.

A chefe da divisão de arrecadação, Djanira Magalhães, disse que no setor, a prevenção havia sido adotada de forma geral. No local, são 32 servidores que fazem cerca de 200 atendimentos diários. “São 6h trabalhando cara a cara, a gente lida diretamente com contribuinte”.

Uso de máscara por servidores dá sensação de segurança, avalia população
Henrique Soares diz que obrigatoriedade deveria ser na cidade (Foto: Henrique Kawaminami)

A autônoma Adriana Ribeiro Rodrigues, 34 anos, aprovou a medida. “Se a gente precisa usar, eles [servidores] também têm que se proteger”, disse. Na avaliação dela, o EPI (Equipamento de Proteção Individual) passa sensação de segurança. “É mais uma ajuda para esse vírus não se espalhar”.

O motorista Henrique Nunes Soares, 33 anos, disse que a medida deveria ser obrigatória em toda a cidade, não somente em pontos específicos, como mercados e repartições públicas. Enquanto isso não ocorrer, não confia “100% na eficácia”, disse. “Todo mundo tem que usar”.

Nos siga no Google Notícias